Jogando em 3D pela primeira vez


   Há muitos anos as industrias dos games vem tentando trazer essa realidade aumentada para o mundo dos games sendo uma das pioneiras a Nintendo com o Virtual Boy. No entanto, não funcionou para a época onde até mesmo jogos em 3D eram problemáticos de serem desenvolvida coisa que hoje é “banal”.

No ano de 2008 a nVidia decidiu investir pesado nesse segmento e lançou o 3D Vision.  Confesso que nunca fui entusiasta desse segmento e sempre achei uma firula “desnecessária” como todo bom preconceituoso, sequer havia experimentado a tecnologia e já a julgava como algo “nada a acrescentar”.

A mudança de pensamento ocorreu quando adquiri o jogo Indie “Rocketbirds Hardboiled Chiken” (Ao qual pretendo fazer um review ou mini-análise em breve) e vi a até então famigerada opção 3D para o jogo. Decidi experimentar. Peguei um óculos Discover (Ciano e Magenta) e experimentei a “graça” do 3D.

Por alguns minutos, parecia uma criança de 5 anos. A sensação apesar de incômoda inicialmente, vai aliviando com o decorrer da jogatina e você começa a se encantar com os efeitos e a imersão que ele lhe proporciona.

Surge então uma obsessão. Testar todo e qualquer jogo possível em 3D e ver os seus efeitos. A partir daí, comecei a me aprofundar nesse segmento.

OBS: Somente nVidia e AMD/ATI possuem drivers 3D sendo o 3D Vision da AMD e o HD3D da AMD. No entanto, toda a experiência relatada foi baseada no 3D Vision.

Instalando um driver de vídeo referente a sua VGA no computador, estará marcado por padrão a instalação do Driver 3D Vision (Juntamente com o de áudio HD, PhysX e o de Video) caso não o tenha instalado, vá até o site da nvidia e faça downloads dos drivers mais atuais:

Clique aqui para baixar os Drivers nVidia

Instalado os Drivers, você terá que configurar o 3D de acordo com o aparelho estereoscópico que você possui. A instalação é bem simples bastando seguir as instruções na tela como esse vídeo demonstra:

Finalizado, você pode começar a jogar praticamente qualquer jogo que o 3D Vision irá tentar aplicar nele os efeitos 3D.

Existe ainda os jogos que vem com suporte nativo ao 3D Vision nesse caso bastando seguir as instruções na tela que alguns podem exigir como desativar sombras ou diminuir a qualidade devido possíveis bugs no 3D.

Jogos de Corrida eu diria que é praticamente obrigatório se jogar em 3D. É espetacular jogar Need for Speed Most Wanted, Burnout Paradise ou Need for Speed Shift em 3D. a imersão é de uma qualidade ímpar.

Dentre os jogos 3D que testei, os que mais se destacaram foram o Burnout Paradise, Sniper Elite V2, Inversion, Need for Speed Shift, Dead Space e Prototype 2.  Em todos esses jogos os efeitos 3D são espetaculares com uma menção honrosa para Sniper Elite V2 que eu confesso que não esperava um 3D tão bom já que o jogo é regular.

A nVidia ainda oferece diversos tipos de aparelhos para o uso da tecnologia, (Você pode saber mais sobre eles clicando aqui) Mas no post foi citado somente o Discover devido o baixo preço do mesmo. Um sistema 3D Vision da nVidia está saindo por cerca de R$1.000,00.

Recomendo para todos que não experimentaram, testar a tecnologia pois é realmente inovadora! Vale lembrar também que utilizando o 3D Vision os jogos ficam naturalmente mais “pesados” então você pode precisar de um PC com boa configuração para jogar com qualidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s