Fable Lost Chapters


https://i1.wp.com/img15.imageshack.us/img15/5813/fabletlclogo.jpg

   Fable é uma série criada por Peter Molyneux que já tem 4 jogos. Entre eles, Fable: The Lost Chapters (PC/Xbox), Fable II (X360), Fable III (X360/PC) e Fable: The Journey (X360).

Na época em que Fable estava em produção, Peter prometeu um RPG revolucionário em termos de conteúdo, enredo, mecânica e poder de controlar o seu destino. Peter afirmou que o game seria tão imersivo que se o personagem andasse muito a luz do sol, ele ficaria ‘bronzeado’. Muitas dessas promessas foram cumpridas, outras não. O que causou uma certa relação de ódio/amor pela série. Mas nem tudo são espinhos.

Fable: The Lost chapters é disparado o melhor jogo da série* a começar pelo enredo.

Seu personagem (sem nome) mora em Albion. Uma terra de heróis, mitos e lendas. No dia do aniversário de sua irmã, seu pai diz a você que precisa presentear ela, no entanto, para que ele lhe dê dinheiro, você precisará mostrar para ele que é um bom garoto. Assim começa o jogo com você na sua pequena vila procurando fazer boas ações para que seu pai lhe recompense e assim, poder presentear sua amada irmã.

E ai já se nota a beleza que Fable irá nos proporcionar. Logo no início, como criança, você já se vê obrigado a fazer escolhas entre o “bem” e o “mal”. Algumas pessoas tentam lhe subornar para que você faça X ou Y e em troca disso dinheiro. (Fazendo com que você também consiga o dinheiro para comprar o presente da sua irmã.

Quando finalmente você acumular bondades suficientes para ter o dinheiro necessário para a compra do presente da sua irmã, Sua vila é atacada por bandidos, sua família morta e sua irmã é levada por eles. No entanto, após a tragédia, um Herói de Albion o encontra e decide leva-lo para a Guilda (Por motivos até então desconhecidos) e deseja que lá você treine, e um dia, se torne um herói de Albion.

Essa é a trama do Fable. No game você passa por diversas fases de sua vida de garoto até a velhice (Literalmente) Mas não espere que você se torne um velho caquético. Você vai se tornar algo mais parecido com o Mestre Kame bombado.

Com o decorrer do game, nosso Herói encontra amigos, inimigos e acaba descobrindo o real motivo da captura da sua irmã, assim como o motivo da destruição da vila.

Na Guilda dos heróis, você dominará o caminho da espada, do Arco e das Mágias. O Game conta com diversos tipos de Armas, Como Arcos, Espadas, Machados e Martelos além de magias. Tudo citado pode ser evoluído.

No game ainda existe os itens Raros. São geralmente Armas ou Armaduras Lendárias de Antigos Heróis de Albion.

https://i0.wp.com/img534.imageshack.us/img534/688/127356fablethelostchapt.jpg

Mas se o game é incrível, por que houve divisão de opiniões? Bom, Molyneux prometeu um mundo totalmente aberto com escolhas cruciais que mudariam o destino do game. No entanto, nem tudo foi feito (Creio eu por limitações técnicas e de hardware) E como os gamers são exigentes principalmente com o que lhes é prometido já viu… O game possui diversas áreas onde não se é possível acessar (paredes invisíveis) e o nosso personagem não nada. Particularmente, apesar de entender o lado dos gamers, acho que foi um tremendo exagero. Geralmente no início de um projeto, temos grandes ambições mas na hora de por eles em pratica nem sempre é possível.

Fable possui um sistema de bondade/maldade já citado anteriormente mas que influencia diretamente na aparência do seu personagem. (De certa forma até exagerada.) Em Albion, parece haver uma magia onde se uma pessoa faz muito mal, ela se transforma um um demônio e se ela fizer o bem, ela vira praticamente um anjo. Como eu prefiro seguir o lado correto (Apesar de fazer algumas escolhas neutras) Meu personagem virou um “anjo”. Quando digo anjo, não estou dizendo Asas, auréola e etc. Estou me referindo ao clareamento do cabelo que fica loiro (Super Saiyajin?)  E Algumas tatuagens que surgem no seu corpo. Caso escolha ser maléfico, chifres começam a surgir na sua cabeça assim como os olhos ficam vermelhos. No entanto, isso é reversível. Se você fizer muita maldade, e depois fazer bondade, você irá se tornando normal e caso continue fazendo bondades, se tornará “anjo”.

Ambos os lados tem seus pontos fortes e fracos assim como Armas únicas. Caso vire “anjo” quase todas as mulheres e até homens gostarão de você e algumas pessoas até irão te amar. (Isso mesmo! No game tem casamento e você pode ser homossexual se quiser!) Caso escolha ser o Beholder das trevas as pessoas irão temer você facilitando certas missões. Digamos que ser “anjo” é melhor.

No game ainda existem as Demon Doors. São portais construídas pelos antigos de Albion com a finalidade de guardar algum tipo de item secreto.

https://i2.wp.com/img10.imageshack.us/img10/1438/33987874.jpg

O Game possui um mapa diversificado, vários tipos de missões (Furtivas, resgates, assassinatos, torneios e etc) sendo pra mim, um dos TOP RPGs já lançados. E Falando em torneio, no game ainda existe a terrível Arena

Arena é um local onde os candidatos a Herói são enviados para uma espécie de Torneio. Os heróis são trancados em uma Arena onde precisam sobreviver a ordas dos mais diversos perigos.

O Game possui diversos caminhos, e várias vezes escolhas difíceis são impostas ao jogador. E ai vem mais um das críticas dos player. Muitas das nossas escolhas no decorrer do game influencia no próprio decorrer do game e não no final necessariamente. (Algo similar ao que aconteceu com Mass Effect 3). As escolhas na parte finais do Game é que praticamente decide qual final você fará.

Em Fable existe também as “Emotions” que são gestos ou ações do personagem para se “comunicar” com outras pessoas. Beijar, Abraçar, peidar, arrotar e outras coisas estão disponíveis (Muito similar a The Sims para não dizer igual).

Apesar dos contras serem públicados na época de lançamento, Fable Lost Chapters é um game fantástico e altamente recomendado a todos os amantes de RPG. Para PC, é o game mais similar a Zelda existente além de ter diversas características boas inexistente em jogos da série Zelda.

Fable: Lost Chapters pode ser encontrado no Steam por R$16,99

* Não joguei Fable II nem Fable: The Journey

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s