F1 2012


F1 2012 é a atualização anual do Game de F1 da Codemasters que retomou os direitos de produção de games de F1 desde 2010 tendo suas versões F1 2010, F1 2011 e F1 2012.

Os gráficos da versão 2011 houve uma evolução significativa se comparado a versão 2010, no entanto, na versão 2012 dependendo da pista, parece que houve uma perca de qualidade conforme pode ser visto nesse video.

Como games de F1 geralmente são atualizações, é impossível não fazer comparações com versões anteriores. E em F1 2012 nós temos boas e más notícias. Algumas boas características do 2011 foram mantidas, outras retiradas, novas boas características estão presente no game e outras ruins também.

https://i0.wp.com/imageshack.us/a/img688/5159/f120122012092522550701.jpg

  • NOVIDADES 
Os Menus e a Cabine do piloto não existe mais em F1 2012. Eu, particularmente considero isso um contra. Curtia muito a interatividade da cabine do piloto e a saída onde se era entrevistado por repórteres. É uma firula  sim, no entanto, games simples como corrida, futebol, basquete, NFL e etc PRECISAM desse tipo de firula para ajudar a transportar o jogador para que ele consiga ter a melhor experiencia possível. E para quem não acredita, NBA 2K13 está ai para provar minha tese.
  • GRÁFICOS

Os gráficos evoluíram consideravelmente da versão 2010, no entanto, alguns aspectos gráficos da versão 2011 são superiores. Dentre eles a ambientação na chuva que eu considero o da versão 2011 superior. Os gráficos da versão PC no Ultra são muito bonitos no entanto, acho que a Codemasters poderia ter dar uma trabalhada melhor nas texturas. Quando eu falo texturas, não estou falando de gramado, pista ou zebra e sim da textura dos patrocinadores dos F1.  Muitas vezes quando se dá um zoom no carro, algumas imagens de patrocínios estampadas no carro aparecem um pouco pixelizada.

  • OTIMIZAÇÃO DO GAME

O Game é bem otimizado no entanto, creio que poderia ser melhor polido. Em DX11 o game fica consideravelmente mais pesado. Não consegui percebi a utilização da tecnologia Tesselation no game, e mesmo assim está bem mais pesado que em DX9 (Ao qual vale ressaltar que não possui tanta diferença gráfica se comparado ao game em DX11).

https://i1.wp.com/imageshack.us/a/img521/8343/f120122012092521524063.jpg

  • GAMEPLAY

A jogabilidade sofreu algumas boas mudanças se comparado a versão 2011. Agora o modo como se guia o carro está melhor trabalhado. No entanto, algo que percebi e que também pode ser visto em alguns trechos desse video é o fato de que o F1 parece mais preso no solo. Na versão 2011 o carro parecia mais descolado do solo de maneira a passar um realismo maior.

O Modo Carreira está bem trabalhado assim como na versão anterior só que tudo agora é mais “on-the-fly“. Noticias, comunicados e etc são feitos pelo computador (Que aparentemente usa Windows 8) E tendo uma novidade muito interessante. O “Teste para pilotos”. Uma série de exercícios que de acordo com suas habilidades, levanta o interesse das montadoras. A melhor montadora que você pode começar logo no início é a Williams.

Começando o modo carreira já com uma equipe, você “toma” a vaga do piloto real daquela equipe e começa a temporada 2012 como 2° piloto. A equipe irá lhe dizer os seus objetivos para a temporada e por corrida. Caso cumpra o objetivo, você ganhará crédito com o “chefão” caso contrário, é provável que eles não renovem o seu contrato (nunca ocorreu comigo). E é justamente ai que está uma gravíssima falha de F1 2012.

O Objetivo da equipe altera de acordo com a sua perfomance. Ou seja, se a equipe estipula que para a classificação de sexta-feira você deve chegar em pelo menos 18° lugar e você conseguir chegar em 13°, na 2° classificação° treino ela irá querer que você se mantenha em 13°. E caso você seja o Ayrton Senna dos games e consiga essa façanha, para a classificação final ela irá querer que você chegue em 9°. (Algo virtualmente impossível para um carro da Carterham. Digo isso não já pré-julgando suas habilidades como piloto e sim por que em F1 2012, os carros são balanceados de acordo com os carros de F1 reais. Marussia, Carterham e Toro Rosso SERÃO mais lentos que Mclaren, Ferrari e Red Bull. Independente de habilidade do piloto. O Motor dos carros citados não irá conseguir atingir altas velocidades (Se comparado as equipes TOP).

Ai vem a maior das frustrações. Mesmo sabendo que chegar em 13° lugar com um modesto Carterham, é uma grande façanha a equipe não irá gostar do seu desempenho. (Mesmo com o 1° piloto largando em 19°). E na corrida, algumas vezes a equipe quer que você mantenha sua colocação, outras, que você ganhe algumas posições. E caso você não consiga, aparecerá uma cena (Similar a do grid de qualificação) do seu engenheiro lhe dando uma “bronca”. E isso se repetirá por TODO O JOGO caso não cumpra as metas estabelecidas. Isso acaba sendo muito frustrante e acaba desestimulando o jogador de conseguir boas qualificações para  largada já que as metas da equipe serão maiores ainda.

Para “burlar” esse problema, recomendo que se esforce no Teste de Pilotos para que consiga correr inicialmente em equipes de melhor qualidade como a Williams.

Na metade da temporada, a equipe pede que você escolha um rival na competição. Muita atenção nessa hora pois você agora terá que atingir as metas propostas pela sua equipe além de conseguir “bater” seu rival. E é ai que vem a surpresa. Caso consiga terminar a competição em uma colocação superior a do seu rival, a equipe dele irá lhe perguntar se deseja trocar de equipe.

Algo muito sentido por mim em F1 2012 foi a ausência inexplicavel de um pódium. Eu particularmente achei um absurdo não haver pódiu, com comemorações e etc. Quando se ganha uma corrida, aparece algumas cenas de você indo para o pit stop e a sua equipe lhe saudando assim como os outros pilotos que se qualificaram para o podium e fim. Achei bastante “non-sense” isso. (Apesar de ser uma características inexistente nos 3 games)

A ambientação do game e o Clima é muito bem elaborado também. Você pode começar uma corrida (Eu particularmente sempre joguei com 15~18 voltas) e no meio dela começar a chover e depois parar, forçando o jogador a entrar no pit-stop para troca de pneus. Algo que creio que poderia ser elaborado era um sistema de Slowdown Time para se criar a estratégia da corrida. Em algumas provas, já bati o carro por conta de ter que apertar os botões do direcional para escolher qual pneu quero que seja colocado no carro.

  • BUGS

Durante a jogatina notei um bug na câmera onde as imagens ficam de cabeça pra baixo. Isso pode ser resolvido baixando o Update para o game.

  • MENUS E HUD

Os Menus e HUD são bem desenhados no entanto, possuem alto grau de similaridade ao Windows 8.

  • SUPORTE AO 3D

O Game possui um suporte a 3D Razoável. As sombras são desabilitadas automaticamente além de alguns objetos parecerem não estarem sendo renderizados de maneira correta para que o 3D seja visualizado.

  • MODOS DE JOGO

O game conta com o modo carreira, Quick Race e multiplayer com diferentes níveis de dificuldade e configurações que variam de arcade a simulador.

F1 2012 pode ser encontrado no Steam por R$84,99

_______________________________________________________

4 Respostas para “F1 2012

  1. Brotjer, o modo Multiplayer e muito bacana. Pena que os servidores estão vazios, você só vê gente jogando no final de tarde e à noite, e mesmo assim são poucas pessoas, umas 30. Mas é muito bom o game…

    A Codermaster já está preparando o 1 2013, já saíram informações…

    • Eu sei… é que precisamos de uma coluna “Preview” dos jogos a serem lançados e como já estou com muitas, complica… Espero que caso eles lancem para essa geração, eles ao menos coloquem os logotipos dos patrocinadores em alta resolução… por que quando dava um zoom no F1 12 o carro tinha excelente resolução mas os logotipos… blergh!

  2. Mudei a área do game, estou jogando na UK-LONDON … lotado de salas… … ns BR só tem gente jogando à noite , e é pouca gente

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s