Sleeping Dogs


Desenvolvido pela Square Enix, Sleeping Dogs é o “sucessor espiritual” da série True Crime. Isso por que Sleeping Dogs seria um novo game da série, no entanto, devido problemas na obtenção de licenças para o uso do nome, o game acabou tendo que ter o seu nome alterado. Assim como games da série GTA e True Crime, Sleeping Dogs se passa em um mundo aberto com personalizações e enredo similar aos GTA da Rockstar. Mas seria Sleeping Dogs o ‘GTA de 2012’ ? Ou, poderia Sleeping Dogs fazer frente com a série GTA sendo seu principal concorrente?
  • ENREDO

Wei Shen é um policial undercover ou seja, um policial disfarçado de gangster para se infiltrar nas Triads como membro. Shen teve toda sua família assassinada e culpa os membros da Triad por isso sendo ‘perfeito’ para o caso já que também possui motivos pessoais.

  • GRÁFICOS

Os gráficos do game estão muito bons, no entanto, dependendo da ‘fase’ o game pode não parecer muito bonito principalmente por conta do cenário em terceiro (Qualquer objeto visto a grandes distâncias) não ter uma boa resolução ou um efeito que consiga esconder esse “defeito”. Efeitos de Depth of Field seria a melhor opção e em alguns lugares são utilizados no entanto não de maneira tão eficiente lembrando bastante o Ninja Blade. As texturas dos personagens assim como roupas e a modelagem em geral é bem feita, até os inimigos são bem feitos e não tem muitos “sprites” repetidos. O game também tem um conceito gráfico similar ao Kane & Lynch 2: Dog Days.  

  • OTIMIZAÇÃO DO GAME

O game é uma faca de 2 gumes. Poderia ser melhor otimizado no entanto não chega a ser mal otimizado. Existe opções gráficas para PCs mais modestos que ajudam a manter uma melhor taxa de frames no entanto o game apresenta MUITO stuttering. Para quem não sabe, coloquei um link para a pagina do Wikipédia que fala sobre, mas basicamente é como se o game tivesse travando ou usando “frameskip” de modo que mesmo com boas taxas de frames acima de 30 o game parece estar a 15 FPS. Isso pode irritar (e irrita) bastante os jogadores no entanto isso só ocorre se dirigindo. A pé ou correndo não existe stuttering… Talvez seja algo relacionado a engine utilizada no game. O Game recebeu alguns updates mas eu o zerei antes que os updates chegassem aos jogadores então não sei dizer se os updates corrigem esse problema.

  • TRILHA SONORA/AUDIO 

A trilha sonora de Sleeping Dogs é boa, no entanto, conta com muitas músicas chinesas (O que faz todo sentido já que o jogo se passa em Hong Kong) no entanto é de pouco apelo e não são muito variadas. Provavelmente não vai haver uma fase em que você dirija algum veículo e comece a tocar aquela música que te marque ou fique na sua cabeça. Para piorar, o game não fornece opção de customização das músicas, algo comum em games da série GTA. No entanto o Audio do game em geral não é ruim, a dublagem é bem feita e os sons dos carros, pedestres, socos, chutes e tiros são muito bem retratados.

  • GAMEPLAY

A jogabilidade do game é no melhor estilo Grand Theft Auto com algumas boas e más modificações. Isso é bom pois deixa o game com características próprias no entanto algo pode não agradar os gamers. É dificil fazer resenhas ou reviews de games parcialmente similares em termos de mecânica sem compara-los então terei que usar algumas comparações com certos games.

A Jogabilidade de Wei Shen seu personagem é bem feita e mais “real” se comparada a de Niko em GTA IV no entanto a física do personagem é levemente inferior a de Niko. Dentro de certos ambientes assim como em GTA IV, Wei Shen somente anda e fora desses seletos ambientes ele consegue correr livremente ou andar.

O diferencial em termos de jogabilidade no game é justamente o sistema de lutas. Apesar de ser um game “policial”, o foco do game são nas lutas corporais já que Wei e grande parte dos gangsters da Sun on Yee são lutadores marciais, com isso, Wei irá desfrutar de todas as suas habilidades marciais no game. Nesse quesito o game lembra os games de ação mais atuais com sistema de combate similar ao de Batman Arkham Asylum e Arkham City mas com algumas variáveis. Wei consegue lutar, contra-golpear, dar golpes stunt e ainda consegue usar certos objetos para golpear os adversários no entanto no game ainda está presente a habilidade “Cruel-Death” onde Wei dá uma de The Punisher e assassina inimigos de maneiras cruéis como afundar suas cabeças em panelas de óleo fervente, ou empurra-los contra lâminas, ganchos e etc.

O game possui um sistema de customização do personagem com diversas roupas e mais variadas (e cool) que as disponíveis em GTA IV, no entanto a forma como as roupas são desbloqueaveis é um tanto ridícula. Você só consegue desbloquear as vestimentas quando conseguir um certo status social. Isso pode ser adquirido fazendo side-missions o que acaba forçando o gamer a jogar para desbloquear uma camisa legal. Eu particularmente achei ruim. Não importa se eu não sei ler, se eu tiver dinheiro e entrar em uma loja eu comprarei o que quiser.

No game você compra casas ou ganha assim como em GTA no entanto as casas não possuem garagem. você “paga” um estacionamento para que eles guardem seus veículos. O lado bom é que existe estacionamentos em toda a cidade e se você deixar uma moto em um estacionamento, ela estará em todos eles. Isso é bom pois aumenta a praticidade mais ruim ja que tira muito da realidade do game. Wei ainda consegue comprar veículos e sendo um polícial disfarçado, Wei apesar de poder roubar carros ou “pedir emprestado” os carros roubados guardados na garagem não estarão disponível para você. Algo que eu sempre desejei na série GTA, a compra de veículos (Apesar de ir totalmente contra o título da série).

O Sistema de tiro do game é bastante completo com sistema de cover, bullet time e cover avançada onde Shen pode pular sobre um objeto e acertar o inimigo ou golpea-lo de maneira stealth.

A Dirigibilidade do game eu diria que é o ponto fraco do game. é simplesmente horrível. Muito similar com o game também produzido pela Square Enix Just Cause 2. Os carros parecem caixas de fósforo sendo guiadas e com física inferior a games de corrida de 1997 como o P.O.D. Além disso, a velocidade de certos veículos é simplesmente desbalanceada. A sua moto com que começa o game possui velocidade máxima aceitável, no entanto, motos ou carros mais potente simplesmente se tornam impossíveis de pilotar se em alta velocidade.

Assim como em GTA, Sleeping Dogs possui um sistema de “namoradas” no entanto bastante diferente de GTA. No game, Wei deixa claro a princípio não querer se envolver com ninguém a sério e isso é bem retratado no game já que as “namoradas” agora são “ficantes”. Wei dificilmente se encontrará com a mesma “namorada” mais de uma vez. Isso desagradou alguns mas faz um certo sentido já que ele está em “undercover”. Apesar de poucas, as missões com as “namoradas” são bastante divertidas.

O Game também conta com um nível de relacionamento. Como Wei está trabalhando como Rogue Agent, ele precisa balancear as suas ações fazendo missões de interesse da polícia e missões de interesse da Triad.

  • BUGS

Encontrei um bug nas opções de salvar as configurações gráficas. Aparecem 2 janelas para se salvar nesse percurso e se você escolher “SIM” nas duas, o game não salva as configurações, tendo que escolher somente a primeira janela como SIM e a segunda como NÃO. Esse bug foi corrigido com um update para o game.

  • MENUS E HUD

Os Menus e HUDs são simples e bastante similar aos de games como GTA, Driver e Mafia.

  • SUPORTE AO 3D

O Game possui suporte nativo ao 3D, no entanto, nada muito alarmante. O ‘Feeling’ 3D não é dos melhores apesar de impecável.

Sleeping Dogs pode ser encontrado no STEAM por R$84,99

_______________________________________________________

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s