NGC: Guia de configuração do emulador Dolphin


Dolphin, é um emulador de Game Cube e Nintendo Wii Sendo o de maior destaque e melhor otimizado. Seu principal rival, o Gecko parou no tempo e é considerável inviável nos dias de hoje. Como o Dolphin é um emulador que após alguns anos passou a ter suporte a emulação de Nintendo Wii (Provavelmente devido a similaridade da arquitetura do Wii com o GC) irei nesse guia falar somente das opções relacionadas ao Cubo.

PASSO 1: Configurando o Dolphin para GameCube

Faça download do Dolphin através do seu site oficial clicando aqui

Com o Dolphin em mãos, descompacte o arquivo em uma pasta e execute o arquivo Dolphin.exe. A seguinte janela aparecerá:

Diferente do PCSX2O Dolphin é um emulador do tipo “click ‘n play”. Ou seja, não existe muitas configurações e ajustes finos que cause grande impacto em termos de perfomance, até mesmo por não utilizar plugins. Para configurar o emulador, clique no ícone “CONFIGURAR”. A seguinte janela aparecerá:
As configurações de melhoria de velocidade já vem ativadas por default no emulador, restando a nós somente algumas leves configurações.
  • GERAL – Aqui, você deve ativar a opção “SEPARAR TAREFAS EM NÚCLEOS”. (Para quem possui um CPU Dual Core).
  • INTERFACE – Escolha um Tema a sua escolha entre eles Vista, KDE, Plastic e Boomy.
  • AUDIO – Em configurações de Backend troque DSound por XAudio2.
  • DIRETÓRIOS – Aqui, escolha o diretório padrão onde as ISOS estão guardadas clicando em “ADICIONAR”.

Feito isso, aperte OK.

PASSO 2: Configurando o Plugin Gráfico

Agora, na Interface principal do emulador clique em GRÁFICOS. A seguinte janela aparecerá:

  • GERAL – Em “BÁSICO” Altere o DirectX utilizado de acordo com a versão suportada pela sua GPU. (Preferência para DX11 por ser mais otimizado!)
  • IMPROVISOS – Caso tenha uma configuração razoável, você pode alterar a resolução interna do Game para melhorar os gráficos. Veja por exemplo a diferença abaixo de um game com resolução normal e resolução aumentada (Clique para ampliar):
Lembrando que quanto maior a resolução, maior será o ‘peso’ do game emulado. E em IMPROVISOS, nós ainda temos as já conhecidas opções de Anti-aliasing. Mas aumentar a resolução interna do game traz uma qualidade melhor que se utilizar o AA.
Vale lembrar que utilizando um aumento de resolução interna, em determinados games pode ocasionar alguns glitches principalmente em relação ao HUD.
Citarei algumas melhorias que fiz que melhoraram o audio, desempenho e imagem na maioria dos jogos que testei. Nessa tela, ative a opção SEPARAR TAREFAS EM NÚCLEOS.
  • HACKS – Aqui você configurar e manipula opções que são determinantes para o funcionamento adequado do emulador. Caso não saiba como proceder, recomendo que não altere nada. 
  • AVANÇADO – Aqui você pode habilitar um Hack para transformar os jogos 4:3 em Widescreen. No entanto, assim como a resolução interna, isso poderá ocasionar alguns glitches em determinados jogos.

PASSO 3: Configurando os Controles

O Dolphin suporta Teclado e/ou um Gamepad para emular os controles do Gamecube. Além disso, o emulador suporta até 4 jogadores simultaneamente como no Console, bastando apenas configurar os controles. Para isso, aperte o ícone GCPAD na interface principal do emulador. Feito isso, a seguinte janela aparecerá:

Por Padrão o Dolphin vem configurado para se jogar em um teclado. Caso possua um Gamepad, você deve ir em DISPOSITIVO e alterar a opção DInput/0/Keyboard Mouse para XInput/0/Gamepad e em seguida, clicar em ATUALIZAR.

Feito isso, Configure a sua maneira. Lembrando que um controle de NGC tem essa aparência:

Ainda na configuração do Gamepad, vá em VIBRAÇÃO e clique no botão ao lado de MOTOR. A seguinte janela aparecerá:

Como estou utilizando um controle X360 for Windows, ele suporta 2 tipos de vibração. Clique na palavra “MOTOR L” ou “MOTOR R” e em seguida clique em selecionar. As palavras “MOTOR L” ou “MOTOR R” aparecerão na parte de baixo (em branco na imagem). Clique em Testar e verifique se o seu controle vibrou. Caso não tenha vibrado, provavelmente ele esteja com problemas. Em seguida clique em OK.

Terminado a configuração, ainda na interface de configuração de controles, vá em PERFIL, digite um nome como por exemplo “GAMEPAD” ou “X360 Controller” e clique em SALVAR.

Terminado, a interface do emulador deverá ficar similar a essa (Caso já tenha ISOs dos jogos nas pastas configuradas no PASSO 1:

Selecione o jogo que deseja emular com o mouse e clique no ícone EXECUTAR.

INFORMAÇÕES EXTRAS:

  1. As estrelas na parte direita da interface do emulador representam o nível de perfeição para a emulação. A grande maioria dos jogos estão marcados somente como 4 estrelas mas estão praticamente perfeitos. Portanto, caso for adquirir um game para emular, verifique a lista de compatibilidade.
  2. Para executar o Dolphin, é necessário ter instalado no PC a última versão do DirectX e o VC++ 2010 correspondente a sua versão do Sistema operacional (X86 ou X64)
  3. O Dolphin é um emulador relativamente pesado assim como o PCSX2. Portanto, é necessário um PC razoável para uma boa emulação. Recomendo processadores equivalentes ou superiores ao Q6600. Além de uma razoável/boa placa de vídeo que será útil principalmente no aumento da resolução interna dos games.

4 Respostas para “NGC: Guia de configuração do emulador Dolphin

  1. Eu consegui jogar Luigi’s Mansion no Dolphin, mesmo com aqueles gráficos chuvosos, isto é, dá a impressão de que está chovendo na tela. Agora, para jogar Wii com ele, é preciso ter não só um bom computador como também a barra sensora do Wii, o Wii Remote, o Nunchuk, e o dispositivo blueetooth que permite jogar Wii no PC. Outra grande vantagem do Dolphin é o sistema de Save / Load State, que infelizmente não está presente no NullDC.

  2. Bem faz tempo que ninguém comenta nada aqui.
    Mas já estamos em Agosto e já é possível sim jogar qualquer jogo de
    GC e Wii no PC com esse emulador, eu mesmo já zerei Resident Zero e o Remake várias vezes e estou jogando o Darkside Chronicles agora.
    O segredo para conseguir jogar de boa é ir tentando todas as opções de configurações, se não der com uma tal configuração tente outra até rodar 100%

    • O problema é que nem todo mundo possui um PC bom o suficiente para rodar emuladores com qualidade e velocidade aceitável… somente a partir do i3 (Desktop não notebooks) você consegue uma perfomance boa… já no caso dos notebooks, somente com um i5 pra cima…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s