Wii: Guia de configuração do emulador Dolphin


Dolphin, é um emulador de Game Cube e Nintendo Wii Sendo o único emulador atualmente a emular um console “atual” (Wii U Acabou de ser lançado) Sendo o mesmo emulador para Nintendo Wii e Nintendo Gamecube, as configurações permanecem praticamente as mesmas. Sendo assim, algumas partes desse Guia serão copiadas daquiCaso você já tenha configurado o emulador para GameCube, pule para o Passo 3.

PASSO 1: Configurando o Dolphin para Nintendo Wii

Faça download do Dolphin através do seu site oficial clicando aqui

Com o Dolphin em mãos, descompacte o arquivo em uma pasta e execute o arquivo Dolphin.exe. A seguinte janela aparecerá:

Diferente do PCSX2O Dolphin é um emulador do tipo “click ‘n play”. Ou seja, não existe muitas configurações e ajustes finos que cause grande impacto em termos de perfomance, até mesmo por não utilizar plugins. Para configurar o emulador, clique no ícone “CONFIGURAR”. A seguinte janela aparecerá:
As configurações de melhoria de velocidade já vem ativadas por default no emulador, restando a nós somente algumas leves configurações.
  • GERAL – Aqui, você deve ativar a opção “SEPARAR TAREFAS EM NÚCLEOS”. (Para quem possui um CPU Dual Core).
  • INTERFACE – Escolha um Tema a sua escolha entre eles Vista, KDE, Plastic e Boomy.
  • AUDIO – Em configurações de Backend troque DSound por XAudio2.
  • DIRETÓRIOS – Aqui, escolha o diretório padrão onde as ISOS estão guardadas clicando em “ADICIONAR”.

Feito isso, aperte OK.

PASSO 2: Configurando o Plugin Gráfico

Agora, na Interface principal do emulador clique em GRÁFICOS. A seguinte janela aparecerá:

  • GERAL – Em “BÁSICO” Altere o DirectX utilizado de acordo com a versão suportada pela sua GPU. (Preferência para DX11 por ser mais otimizado!)
  • IMPROVISOS – Caso tenha uma configuração razoável, você pode alterar a resolução interna do Game para melhorar os gráficos. Veja por exemplo a diferença abaixo de um game com resolução normal e resolução aumentada (Clique para ampliar):
Lembrando que quanto maior a resolução, maior será o ‘peso’ do game emulado. E em IMPROVISOS, nós ainda temos as já conhecidas opções de Anti-aliasing. Mas aumentar a resolução interna do game traz uma qualidade melhor que se utilizar o AA.
Vale lembrar que utilizando um aumento de resolução interna, em determinados games pode ocasionar alguns glitches principalmente em relação ao HUD.
Citarei algumas melhorias que fiz que melhoraram o audio, desempenho e imagem na maioria dos jogos que testei. Nessa tela, ative a opção SEPARAR TAREFAS EM NÚCLEOS.
  • HACKS – Aqui você configurar e manipula opções que são determinantes para o funcionamento adequado do emulador. Caso não saiba como proceder, recomendo que não altere nada. 
  • AVANÇADO – Aqui você pode habilitar um Hack para transformar os jogos 4:3 em Widescreen. No entanto, assim como a resolução interna, isso poderá ocasionar alguns glitches em determinados jogos.

PASSO 3: Configurando os Controles (Clássico)

O Nintendo Wii é um console que possui diversos periféricos que são utilizados como controle dificultando a emulação dos controles. Como o Nintendo Wii funciona similar ao Kinect com comandos por movimento do controle, diversas funções não são possíveis serem emuladas com um Teclado/mouse ou um Gamepad. Sendo assim, a solução é comprar ao menos um Wii Mote + Nunchuck e Wii Motion Plus (Para os jogos que requerirem como O Zelda Skyward Sword). Além disso, é necessário fazer (ou comprar) uma Sensor bar para que o controle funcione.

A Sensor bar é relativamente simples de ser feita já que consiste em 2 pontos luminosos a uma distância de aproximadamente 30cm. Sendo assim, você pode fazer uma barra com 2 leds acesos e somente isso já funcionará como Sensor bar. Isso por que é o Wii Mote que faz todos os calculos do Movimento. A Sensor bar diferente do Kinect serve somente para ponto de referência.

No entanto, devido o ‘segredo’ ser o controle, isso pode ser algo preocupante para quem deseja comprar controles similares (Genéricos). Eles podem não ter a mesma precisão de um controle original. Então, para evitar maiores dores de cabeça, recomendo que compre os controles originais da Nintendo que estão na faixa dos R$180,00 o Wii Mote + Nunchuck.

Mas fique calmo, nem tudo são espinhos na emulação do Wii. A Nintendo lançou o Controle Clássico

E com ele, conseguimos jogar alguns games tranquilamente de maneira convencional através do teclado ou um Gamepad. Apesar de não serem muitos games compatíveis com o controle, a lista conta com alguns famosos jogos de luta, e corrida como Mario Kart.

Para emular um Controle Clássico com o Dolphin, clique no ícone WII MOTE na interface principal do emulador. A seguinte janela aparecerá:

Assim como na configuração de controle do Gamecube, também temos suporte para até 4 jogadores utilizando o Wii Mote. Assim como na configuração do Gamecube, vá em DISPOSITIVO e selecione XInput/o/Gamepad e em seguida clique em ATUALIZAR. Feito isso, clique no botão CONFIGURAR ao lado do Wiimote 1para aparecer a seguinte janela:

Aqui, vá em EXTENSÃO e clique onde está escrito NUNCHUCK. Selecione a opção CLÁSSICO e em seguida, aperte o botão CONFIGURAR. A seguinte janela aparecerá:

Assim como na configuração do controle do Cube, você deve clicar nos botões ao lado dos comandos e ir apertando as teclas do seu teclado que deseja acionar para emular o comando ou o botão do seu gamepad (Ver imagem mais a acima do controle clássico para configuração). Ainda na configuração do Gamepad, vá em VIBRAÇÃO e clique no botão ao lado de MOTOR. A seguinte janela aparecerá:

Como estou utilizando um controle X360 for Windows, ele suporta 2 tipos de vibração. Clique na palavra “MOTOR L” ou “MOTOR R” e em seguida clique em selecionar. As palavras “MOTOR L” ou “MOTOR R” aparecerão na parte de baixo (em branco na imagem). Clique em Testar e verifique se o seu controle vibrou. Caso não tenha vibrado, provavelmente ele esteja com problemas. Em seguida clique em OK.

Terminado a configuração, ainda na interface de configuração de controles, vá em PERFIL, digite um nome como por exemplo “GAMEPAD” ou “X360 Controller” e clique em SALVAR.

Terminado, a interface do emulador deverá ficar similar a essa (Caso já tenha ISOs dos jogos nas pastas configuradas no PASSO 1:

Selecione o jogo que deseja emular com o mouse e clique no ícone EXECUTAR.

INFORMAÇÕES EXTRAS:

  1. As estrelas na parte direita da interface do emulador representam o nível de perfeição para a emulação. A grande maioria dos jogos estão marcados somente como 4 estrelas mas estão praticamente perfeitos. Portanto, caso for adquirir um game para emular, verifique a lista de compatibilidade.
  2. Para executar o Dolphin, é necessário ter instalado no PC a última versão do DirectX e o VC++ 2010 correspondente a sua versão do Sistema operacional (X86 ou X64)
  3. O Dolphin é um emulador relativamente pesado assim como o PCSX2. Portanto, é necessário um PC razoável para uma boa emulação. Recomendo processadores equivalentes ou superiores ao Q6600. Além de uma razoável/boa placa de vídeo que será útil principalmente no aumento da resolução interna dos games.

Uma resposta para “Wii: Guia de configuração do emulador Dolphin

  1. Controle clássico? Essa foi uma grande sacada da Nintendo ao desenvolver o Wii. Eu conferi a lista de games que funcionam com o Classic Controller no Wikipedia e Super Smash Bros. Brawl está na lista. Muito além disso, o Classic Controller serve para jogar os jogos de videogames anteriores no virtual Console, como Game Cube e Snes, por exemplo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s