PSOne: Guia de configuração do emulador ePSXe


O ePSXe apesar do seu rival PCSXR ser de excelente qualidade, continua sendo o mais popular emulador de Playstation one disponível atualmente. E apesar de ter estagnado por bastante tempo na versão 1.6.0, o emulador recebeu 2 atualizações recentemente e agora está na versão 1.8.0 que é a do tutorial. Assim como o PCSX2, o ePSXe necessida dos arquivos de BIOS do Playstation one. Para isso, você irá precisar fazer um dump da sua BIOS ou procurar na internet

PASSO 1: Configurando o ePSXe

Faça download do ePSXe 1.8.0 + Plugins através do nosso HD Virtual. (Você também pode fazer download através do site oficial, no entanto, estranhamente os plugins não estão presentes no pacote. Feito isso, faça download dos plugins do ePSXe do nosso HD Virtual clicando aqui. Caso você tenha um computador fraco (Pentium 4 + 256MB RAM e video onboard), faça download dos plugins antigos.

Com o ePSXe em mãos, execute o aplicativo e logo de início você verá a interface principal do programa. Vá em CONFIG e depois, clique em WIZARD GUIDE. Agora, clique em CONFIG.

Na próxima janela, aparecerá um diálogo para a escolha da BIOS do PSX (Que deve ser posta na pasta BIOS do emulador) dê preferência para a BIOS SCPH1001 (USA). Em seguida, aperte NEXT. Uma janela de escolha de plugins aparecerá:

Como acredito que a maioria das pessoas terão um computador com no mínimo 1GB de RAM e um processador superior a um Pentium 4, Nesse guia irei ensinar a configurar para esse tipo de configuração.

Na janela acima, escolha o plugin PETE’S OPENGL2 DRIVER 2.9 e clique em Next. Na próxima janela, você deverá escolher o plugin de Audio. Escolha o EPSXE 1.8.0 SPU CORE

Na próxima janela, você deverá escolher o plugin do Driver de DVD. Escolha o EPSX CDR WNT/W2K core 1.7.0 e em seguida clique em Next.

Agora, chegou a hora de configuração dos controles. Aperte o botão Controller 1 para aparecer a seguinte janela:

Caso tenha um gamepad configurado instalado no PC, o emulador reconhecerá e irá configurar automaticamente. Caso não tenha ou o emulador não fez o trabalho para você, clique nas caixas representativas de cada botão e aperte a tecla (Teclado) ou botão (Controle) que deseja utilizar.

Finalizado, aperte OK e em seguida o botão DONE.

PASSO 2: Configurando o Plugin de Vídeo

Na interface principal do emulador, clique em CONFIG e depois em VIDEO. Aparecerá uma janela para configuração do Plugin de vídeo principal ou o Plugin que irá renderizar os gráficos pelo CPU. Dê preferências para o Plugin Principal, no caso, o OPENGL2 escolhido no Passo 1. Aperte o botão CONFIGURE.

Na janela acima, você precisa ir em DEFAULT SETTINGS que está localizado no canto inferior esquerdo da tela e apertar o botão NICE. Com isso, o emulador automaticamente irá aplicar algumas melhorias na qualidade da imagem mas não paramos por ai!

Em TEXTURES, deixe as configurações como na imagem abaixo:

Finalizado, aperte OK. A janela anterior estará em background. aperte OK nela também.

PASSO 3: Rodando um Jogo

Para executar um jogo, vá até o menu FILE e escolha a opção RUN ISO. Utilizando o Explorer, procure por um arquivo ISO de um game de PSX e clique sobre ele 2x.

NOTA: O ePSXe suporta rodar (*.iso) e os próprios DVDs do PSX. No entanto, é recomendado utilizar arquivos ISOs para acelerar o carregamento dos jogos e por conta da fragilidade dos leitores de CD/DVD do computador com relação ao calor.

PASSO 4: MEMORY CARDS

Com o ePSXe você pode ter infinitos Memory Cards. Basta copiar os arquivos da pasta memcards nomeados epsxe000.mcr e epsxe001.mcr e deletando os saves exixtentes do arquivo cópia. Para acessar o Menu de Memory Cards com o emulador (E menu de CD Player) Na interface principal do Emulador, vá em FILE e clique em RUN BIOS.

Aqui, selecione entre CD Player e Memory Cards. Caso escolha CD Player e exista um CD de músicas no Drive, ele irá reproduzir! Mas como nossa intenção com o emulador é jogar PSOne, clique em Memory Cards para que a tela a segui apareceça e você gerencia seus Save Games.

PASSO 5: Fírulas e Extras

Se o seu intuito for somente emular os games de PSOne, você pode pular o Passo 4, mas, caso tenha interesse no emulador, segue umas configurações e ajustes bastante úteis.

  • Barra de Utilidades no ePSXe 

Para habilitar a barra de utilidades, basta apertar o botão Delete do teclado. feito isso, aperte a tecla Insert para abrir uma caixa de explicação de cada configuração.

OBS: pelo menos com todos os plugins de video antigos (que é oque eu uso) tem essa opção.

COMANDOS

Home -> confirma a ação
Delete -> abre fecha a barra d eutilidades
insert -> exibe caixa de explicação
Page Up -> avança na opção da barra
page Down -> retrocede na opção da barra

Nota: o Home pode ser apertado mais de uma vez na configuração desejada.

voce pode manusear, por filtros, iluminação, tudo por essa barra.

Nessa barra, as configurações são feitas por meio de quadrados. sendo eles, completamente cheios, meio transparente e vazio. (parece loucura mais ao ver voces entenderão.)

FL – Serve para regular o FPS do emulador.

FS – Frame Skip. habilita e desabilita o pulo de quadros.

OD – Offscreen Drawing. não precisa manusear essa opção.

FI – Texture Filterind. regula o filtro do emulador dando uma borrada e suavizando o grafico.

DI – Dhitering. não precisa manusear essa opção.

AM – Alpha Multipass. deixe essa opção com o “quadrado cheio”.

FU – Full VRam Primitives. se tiver bastante RAM habilite. mas não é necessário.

AB – Advanced Blending. serve para iluminar o ambiente. (muito bom! habilite!

FB – FrameBuffer Textures. não precisa habilitar.

GF – Especial game Fixes. caso o game escolhido tenha opção especial para ser executado, habilite.

Eu apenas habilito a opção de filtro (deixo o quadrado transparente) e da iluminação. darei um exemplo da melhoria gráfica. E isso pode ser habilitado e desabilitado a hora que quiser com a barra de utilidades!

Nota: com video on board!

Tenchu Shadow Assassins sem filtro

Tenchu Shadow Assassins com filtro

As fotos são no mesmo lugar, mesmo personagem para poderem ver bem a melhoria. deixei exposta a barra de utilidades para que voces possam ver as configurações da mesma. a foto não esta em excelente qualidade pois esta como (*.jpeg) mas ja da para perceber a melhoria.)

Dicas Úteis e “Macetes”

Ao executar pela primeira vez o ePSXe, o emulador ira criar automaticamente memory cards. Copie-os e cole em uma outra pasta. Sempre que você precisar de novos memory cards, bastá copiar esses “back-ups” que você terá infinitos memory cards. O mais espantoso é que o arquivo de memory card possui apenas 128KB.

Crie um atalho (de preferência no desktop) clique no icone com o botao direito, vá em propriedades. Na janela de destino, depois da parte ePSXe.exe, digite como abaixo:

    \ePSXe.exe” –slowboot 

Lembre-se do espaço antes do traço. Isso fará com que toda vez que o emulador for iniciado, apareça a tela da BIOS assim como no PSX.

Sempre que for fechar o emulador, aperte o botão Esc, na interface do emulador vá a file e depois exit. Caso contrário, você poderá ter problemas com seus savestates e memory cards.

  • PC Utilizado para testes:

CPU: Intel Core i3 2100 Sandy Bridge 3.10GHz
MoBo: Gigabyte H61M D2-B3
RAM: 4GB DDR3 1333MHz
VGA: 
EVGA GTX550 Ti

18 Respostas para “PSOne: Guia de configuração do emulador ePSXe

  1. Ola,.parabens pelo tutorial!!! Muito interessante a questao do -slowboot. So nao consegui tee acesso à barra de utilidades. Aperte na tela inicial do emulador o Del e depois o Insert mas nao houve nada. So uma duvidax amigo: vc sabe se é possivel modiicar o caminho dos saves states desse emulador? Tipo, gravei o resident evil + o emulador numa midia mas quando aperto o f1 para salvar, da erro pq.a midia foi fechada para gravaçao, entende? No PCsx2, é possivel escolher qualquer outro.diretorio para ir acumulando os saves, mas nesse nao encontrei. Grato.

    • A Barra de utilidade pode ser acessada a qualquer momento incluindo “in-game” e basta apertar o botão DELETE (Não confundir com DEL). O Insert serve somente para abrir uma caixa de dialogo em inglês explicando sobre as funções.

      Sobre os Saves, basta você ir em CONFIG > MEMORY CARD e escolher o diretório que deseja salvar… só não sei se funcionará em uma mídia (Talvez somente CD-RW).

  2. Ele diz que :”missing render-texture extension” “No pixel format aviable”
    na hora de rodar o ISO numa janela do PETE’S OPENGL2, o que eu faço?

  3. Adorei o tutorial, muito bom. Porém consegui executar todos os passos menos o do memory card que era o único que eu queria. Quando vou em FILE (na interface principal) e depois em RUN BIOS ele não abre a tela do memory card e aparece alguns erros. Oque eu faço?

  4. eu tenho uma dúvida. como faço para desativar ou mudar as teclas que aceleram o jogo? no meu epsxe é a tecla 9 pra acelerar e 0 que deixa ele mais lento. é que tem jogo que gostaria de usar essas teclas como r1 e r2 porém mesmo utilizando elas a função de acelerar e deixar lento se mantem.

  5. Cara, eu simplesmente não entendo os saves! Tipo, eu baixei esse emulador e tal, comecei a jogar Resident Evil 3, eu já tinha uma ideia de como salvar. Selecionei o slot com o F2, apertei F1 para salvar e pronto salvou, dei o Load de boa com o F3. Mas o problema é que toda vez que vou tentar o Save agora, não consigo mais! Só consigo dar Load pelo Slot 1. Tentei de todas as formas. E também eu estou confuso, tipo, no Resident Evil 3 eu posso salvar como no vídeo game e tal, naquela máquina de escrever, eu tentei também, entrei na Bios e o meu Save não estava lá… ao invés disso, lá estava o save de jogos que eu nem jogo, tipo, de outra pessoa que me passou o programa. Apaguei esses saves, fechei o epsxe 1.8.0, abri de novo, fui na Bios, e os malditos saves estavam lá! Enfim… também sempre quando abro o programa, aparece uma janelinha com tela preta (não sei se é normal), e quando tempo salvar aparece escrito assim: Warning: The memmcard [C:\Program Files\ePSXe 1.8.0\memcards\epsx000.mcr] has NOT been saved to disk.

    Quero muito jogar esses jogos antigos, alguém poderia me ajudar, alguém tem um ideia de como resolver esse problema?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s