N64: Guia de configuração do emulador Project 64 1.7


Um dos melhores emuladores de Nintendo 64, Project 64 assim como o 1964 fazem uma boa dupla de emuladores. No entanto, hoje, focarei somente no PJ64. Algumas pessoas podem preferir o 1964 por continuar sendo freeware diferente do Project 64 que passou a ser “shareware”. No entanto, é por um motivo bacana e EU considero o PJ64 emulador superior ao 1964, mas isso é questão de gosto pessoal.

PASSO 1: Configurando o Project 64

Faça download do Project 64 através do site oficial clicando aqui. A versão utilizada no tutorial foi a 1.7.0.50 mas mesmo para quem utilizar a versão 1.6, não terá grandes diferenças em termos de configuração.

Ao fazer download e executar no aplicativo, uma janela de escolha de idioma aparecerá. Selecione o idioma nessa tela e logo em seguida, aparecerá a interface do PJ64. Nela, vá direto em OPÇÕES e em seguida CONFIGURAÇÕES. A seguinte janela aparecerá:

  • AVANÇADO – Aqui, você pode desmarcar a opção “Frame Rate Display” caso deseje ocultar os FPS do game. (Opcional)
  • PLUGINS – Aqui é a janela de seleção do Plugin de gráfico, audio, controle e RSP. Procure deixar da seguinte maneira:
  1. Jabo’s Direct3D8 1.7.0.57-ver5 (ou superior)
  2. Jabo’s DirectSound 1.7.0.7 (ou superior)
  3. Jabo’s DirectInput7 1.7.0.8 (Ou superior)
  4. RSP Plugin  1. 7. 0. 3 (Ou superior)

Lembrando que caso queira utilizar texturas em maior resolução (TWEAK) em um game como as apresentadas aqui no Zelda Ocarina of Time, será necessário utilizar o Plugin do Rice, seja o Mudlord ou o Daedalus. A minha preferência é para o Plugin Mudlord.

NOTA: As opções mostradas na imagem acima não citadas devem ser deixadas como está.

PASSO 2: Configurando o Plugins Gráfico Padrão

Na interface principal, vá para OPÇÕES e em seguida clique em CONFIGURAR O PLUGIN GRÁFICO (duh) para que a seguinte janela apareça.

  • SETTINGS – Aqui você irá basicamente fazer ajustes para melhorar a qualidade gráfica do game aplicando Anti Aliasing, filtro anisotropic e o popular filtro “Super 2xSaI textures” que dá um efeito de “borrado” na imagem.

NOTA: Em ADVANCED e ROMS SETTINGS, deixe como está.

NOTA²: As opções gráficas “apagadas na imagem acima podem ser acessadas somente com um jogo em execução (Pré carregado)

PASSO 3: Configurando o Plugin para Texturas em “HD” (Opcional)

Esse plugin é destinado para aqueles que querem utilizar packs de texturas para o emulador. Caso não queira, pule essa parte.

Clique aqui para fazer download, dos Packs de texturas de diversos games de Nintendo 64

Feito o download de um pack de texturas a sua escolha, coloque na pasta HIRES_TEXTURES. O diretório de onde se deve colocar a pasta é:

Plugin\GFX\hires_texture\

Vale lembrar que você deve colocar a pasta Inteira do Pack no diretório hires_texture. Caso contrário, não será feito o carregamento das texturas. Além disso, é preciso verificar o nome da pasta se está correto. Para isso, na interface principal do emulador clique na ROM (Jogo) com o botão direito e vá em INFORMAÇÃO DA ROM. Uma janela similar a essa aparecerá:

Verifique em NOME DA ROM o nome interno do game no emulador e renomeie a pasta de acordo com o nome mostrado. Por exemplo, caso queira ativar o pack de textura do Mario Kart 64, a pasta do Pack deverá ser renomeada para “MARIOKART64” (Caso já não esteja)

Com o Mudlord’S plugin (Você deve selecionar ele na tela da primeira imagem do post) vá em OPÇÕES e CONFIGURAÇÕES DE PLUGIN DE VIDEO para que apareça a seguinte imagem:

Na Aba mostrada na imagem acima, desmarque a opção HIDE ADVANCED OPTIONS. Feito isso, vá para a aba TEXTURE ENHANCEMENTS e lá, marque a caixa LOAD HI-RES TEXTURES IF AVAILABLE localizado na parte inferior da janela.

NOTA: Alguns packs de texturas podem não funcionar corretamente. Nesse caso, o problema é do pack! As configurações a serem feitas são somente essas citadas.

Quando um Pack é carregado, aparecerá uma janela preta na interface do emulador com algumas frases correndo rápidamente. São os arquivos de texturas sendo carregados. Caso isso não apareça, provavelmente o pack não foi carregado pelo emulador pelos motivos já citados.

Particularmente prefiro somente aplicar filtros de melhoria de imagem. Admiro o trabalho do pessoal que faz pack de texturas e quem curte o trabalho deles mas na minha opinião, com a utilização do pack, os gráficos do game ficam desarmoniosos.

PASSO 4: Configurando o Gamepad

Vá em OPÇÕES e em seguida clique em CONFIGURAR O PLUGIN DO CONTROLE. A seguinte janela aparecerá:

Configure a seu gosto. Como o N64 possui somente 1 analógico sendo o possível “lugar” do segundo sendo tomado pelos C-Buttons, eu configuro o Analógico direito para emular os C-Buttons.

Para quem possui um X360 Controller for Windows, vá ao nosso HD Virtual e faça download do arquivo de configuração do controle. Após feito o download, simplesmente coloque o arquivo na pasta CONTROLLER PROFILES.

PASSO 5: Adicionando as ROMs (Jogos)

Vá em ARQUIVO e em seguida, clique em ESCOLHER O DIRETÓRIO DAS ROMS. Selecione a pasta onde contém os arquivos das ROMS e aperte OK.

Agora, a interface do emulador deverá aparecer com as ROMs sendo listadas, inclusive com o status da emulação de cada jogo individualmente.

PASSO 6: CONFIGURAÇÃO INDEPENDENTE DAS ROMS

Alguns jogos funcionam melhor com X, e outros com plugin Y. No tutorial, procurei deixar a configuração mais “default” possível para que você não tenha dor de cabeça, no entanto, na emulação não existe configuração perfeita. Sendo assim, o PJ64 possibilitou que cada ROM seja configurada independentemente (Opcional). Isso é bom pois evita de ter que desconfigurar e configurar o emulador para melhorar XY jogo.

Graças a essa função, também é possível configurar os plugins de carregamento de texturas como o Mudlord’s Rice Video. Dessa maneira, caso você tenha 3 games com Packs de texturas HD, você não irá precisar re-configurar o emulador. Basta configurar essa ROM independentemente. Para isso, na interface principal do emulador, clique com o botão direito sobre a ROM que deseja configurar e vá em EDITAR CONFIGURAÇÃO DA ROM. A seguinte janela deverá aparecer:

Aqui, vá direto para PLUGINS. Na janela de seleção de Plugins, escolha qual Plugin queira que a ROM carregue ao ser inicializada.

  • PC Utilizado para testes:

CPU: Intel Core i3 2100 Sandy Bridge 3.10GHz
MoBo: Gigabyte H61M D2-B3
RAM: 4GB DDR3 1333MHz
VGA: 
EVGA GTX550 Ti

5 Respostas para “N64: Guia de configuração do emulador Project 64 1.7

  1. ola tudo beim ,,eu fiz tudo como esta ali ,, baixei as texturas para zelda ocarina em celll ,,, e para zelda majoras em hd ,,, estou usando o emulador 1964 com o pluguin muldlord rice video 6.14 também ,, mas quando os jogos começam as texturas ficam bugadas ,,, se n;ão me engano eu mexi nas congirurações “current game options ” ,,, alguém pode me ajudar

  2. Eu não estava conseguindo carrega as texturas em HD, então descobri que as texturas são feitas para uma determinada Rom não adianta colocar o nome da Rom na pasta da textura, temos que procura uma Rom com o mesmo nome que esta na pasta da texturas Por exemplo se baixa as texturas com MARIO KART64 você tem que baixa uma Rom com o mesmo nome MARIO KART64.

    • Eu pelo menos sempre que utilizei um pack HD sempre funcionava na ROM que eu tinha… Mas existe sim isso de incompatibilidade na aplicação de patchs e etc..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s