Star Fox: Assault


Desenvolvido pela Namco e publicado pela Nintendo, Star Fox Assault pode ser considerado o último game da série até então. Isso por que depois de Star Fox Assault, foram lançados Star Fox Command para Nintendo DS e Star Fox 64 3D. Star Fox Assault segue a jogabilidade padrão dos antigos Star Fox com algumas missões seguindo um padrão do Star Fox Adventures onde você controla Fox fora da Airwing. Eu particularmente considero um erro trazer Fox, Falcon e companhia para fora da Airwing.

Star Fox Assault se passa anos depois de Star Fox Adventures. Nesse periodo, Andross assumiu a liderança do exercito de Cornéria depois da morte do seu Tio. Agora, o Time Star Fox é composto por Fox, Falco, Slippy e Krystal. Peppy agora tem um papel de comandante na nave Great Fox servindo como guia para as missões.

Assim como grande parte dos jogos de Gamecube, Star Fox possui um gráfico acima da média para o console lançado. Efeitos visuais, animações, HUDs foram todos bem trabalhados. Além disso, o design das naves é muito bom. Como foi jogado utilizando o emulador Dolphin, utilizando um aumento da resolução interna do game, os gráficos ficam ainda mais bonitos como demonstrado no vídeo acima. A câmera do game apesar de praticamente ditar o ritmo da ação, possui uma cinematografia muito grande indo e vindo alterando o plano de fundo.

Os efeitos sonoros podem ser um pouco irritante. os tradicionais sons de tiro “tiu, tiu, tiu” das Airwings além de se parecer com os tiros das armas dos Stormtroopers, podem irritar um pouco durante o game mas isso é compensado pelos diálogos constantes entre o Fox Team com você.

A Jogabilidade apesar de bastante simples, é boa. O Sistema de mira eu achei razoável. Apesar de dificultar um pouco na hora da mira, não compromete em momento algum. Mas tenho uma leve sensação que a Mira do Star Fox 64 era mais suave. Vendo o vídeo, a sensação que passa é de que estou jogando com o Nunchuk + Wiimote do Nintendo Wii.

A Física do game eu não achei boa no entanto não é algo que chegue a ser ruim. Muitas vezes ao destruir uma nave, pedaços da nave vem em sua direção mas sem te afetar. Isso por que você é praticamente impedido de desviar dos detritos por conta do sistema de câmera que o jogo lhe fornece. Apesar de trazer uma irrealidade para o game, compensa pelo fato de não prejudicar a sua jogatina por conta desse “erro”.

No game você conta com os tradicionais movimentos das naves como o famoso Barrel Roll, além de turbo, tiros e bombas. Ou seja, toda a mecânica dos antigos jogos se manteve intacta (exceto o fator das missões a pé). Com isso, para os saudosistas mas que gostam de um gráfico mais atual, Star Fox Assault é o seu game!

Em Star Fox Assault você terá missões que controlará a famosa Airwing, em outras se aventurará a pé e em outras utilizará um Tank. Nas missões com a Airwing, será linear como os clássicos Star Fox com um cenário “andando” e você atirando em tudo que voa. Nas missões com o Tanque ou a pé, você estará livre para se movimentar pelo cenário.

Apesar de alguns pontos já citados aqui, para mim, o maior ponto fraco do game é justamente na dificuldade. O Game não é difícil em momento algum e geralmente não é necessário pensar em uma solução. Ele segue a tematica “Voe e atire em tudo que também voe”. Com isso, você irá esmagar seus dedos no botão A atirando em dezenas de naves e inimigos.

O game possui uma boa fluidez e as animações das naves são muito boas. No Hud, os personagens se comunicam através de imagems em “tempo real”. Ou seja, não é somente a foto do personagem na tela e o dialogo dublado/legendado. Há a imagem do personagem gesticulando e falando com você.

O carisma dos personagens de Star Fox é imenso. Apesar de não ser preciso comentar, Falco, Slippy, Peppy e Fox tem personalidades bastante distintas e interessantes. Algo não tão mais comum em certos jogos lançados atualmente. (Infelizmente)

O Designers dos personagens mudaram bastante com o passar dos anos. Eu preferia o design abaixo com aquele ar de “De volta para o Futuro” mas é normal que a roupagem dos personagens tenha mudado devido os anos e tendências.

Apesar de não ter aparecido no Nintendo Wii, a série continua valendo muito a pena (Inclusive as versões anteriores como a de SNES)

Star Fox: Assault foi jogado utilizando o emulador de Dolphin 3.5. 

NOTA: O game possuiu alguns problemas no audio utilizando o emulador. Para reduzir isso, em CONFIGURAR, desmarque a opção ATIVAR IDLE SKIPPING.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s