Sega Saturn: Guia de configuração do emulador SSF


Um dos emuladores disponível para Sega Saturn e que ainda recebe update (2011), SSF é, para mim (Ver final do post) o melhor emulador disponível para a plataforma e nesse guia, ensinaremos como configura-lo. Nesse tutorial será utilizado a versão beta Ver0.12 R3.

PASSO 1: Configurando o SSF

Faça download do SSF 1.0 no site oficial clicando aqui.

Com o SSF em mãos, descompacte o arquivo execute o aplicativo SSF.exe. Logo de cara aparecerá a interface principal do emulador.

Na interface principal do emulador, vá em OPTION(O) e em seguida, no menu suspenso que aparecer, clique em OPTION (O) novamente. A seguinte janela deverá aparecer:

  • PERIPHERAL 
  1. Saturn Bios – Aqui deve-se direcionar o arquivo da Bios do Sega Saturn.
  2. STV-Bios – Deixe em branco
  3. CD Drive – Aqui você deve escolher qual drive estará o jogo de Saturn. O SSF não possui um leitor de ISOs sendo necessário utilizar CDs no seu próprio Drive óptico do PC ou criar um Drive virtual com programas como o Virtual Clone Drive e “Montar” a imagem do jogo de Saturn. (Recomendado)
  4. Cartridge – Deixe em 4MBytes RAM Cartridge
  5. Area Code – Mude para “America, Canadá, Brazil”.
  6. Data Cartridge – Deixe desativado
  • SCREEN

Marque a caixa BILINEAR FILTERING e ative ou desative a caixa SCANLINE (OPCIONAL). Essas duas opções servem para melhorar a qualidade gráfica da emulação sendo a primeira imprescindível. Já a segunda, fica a gosto por conta do jogador. (Mas também ajuda na melhoria dos gráficos.

  • CONTROLLER

Em PLAYER1:A que representa o player 1, deixe em Control Pad e clique no botão REDEFENIR. Haverá um “setup” imediato para a configuração bastando você apertar uma tecla ou botão que você queira que represente o botão correspondente do Gamepad original do Sega Saturn. Vale Lembrar que essa é a aparência do Gamepad:

Como o contrle possui 6 botões de ação mais direcional e botões superiores, Eu configurei o meu X360 Controller for Windows da seguinte maneira:

SS Direcional Digital = X360 Analógico Esquerdo

SS Botão A = X360 Botão A

SS Botão B = X360 Botão B

SS Botão X = X360 Botão X

SS Botão Y = X360 Botão Y

SS Botão Z = X360 Botão LB

SS Botão C = X360 Botão RB

SS Botão L = X360 Botão LT

SS Botão R = X360 Botão RT

SS Botão Start = X360 Botão Start

Aqui, escolheremos os plugins que serão utilizados como padrão no emulador. As configurações aqui irão variar de acordo com o Hardware do seu computador e tentarei explicar de maneira simples e resumida.
  • CONTROLLER RAPID

Em Controller Rapid se configura os famosos botões Turbo. Muito popular antigamente, caso apertasse um determinado botão (similar ao select/start) o controle iria enviar múltiplos sinais. Sendo assim, com esse botão ativado, bastaria segurar o botão A e o jogo “pensaria” que você estava apertando o botão A rapidamente. (Se isso ainda existisse nos jogos mais atuais, Kratos não pareceria ser tão foda…)

É opcional essa configuração, eu particularmente deixei em OFF.

  • EZ SETTINGS

Essa é a opção “oculta” do SSF e que irá interferir nas opções não faladas aqui (Program1, Program2, Program3 e Program4). Para visualizar essa opção, basta apertar a “seta” das abas (Localizada no canto superior direito da interface do emulador) para a direita. A seguinte janela será exibida:

As configurações aqui irá variar de usuário para usuário. É recomendado que se use a FULL COMPATIBILITY, no entanto em computadores mais lentos (Entenda Pentium 4, Atlhon XP e com pouca RAM) poderá ocasionar a lentidação em alguns games, principalmente os em 3D. Portanto, a principio, aperte o botão SET correspondente ao FULL COMPATIBILITY. Caso alguns games fiquem lentos, vá diminuindo gradativamente para Highest Compatibility, High Compatibility e etc.

PASSO 3: Rodando um Jogo

Para executar um jogo, você irá precisar de ISOs ou CDs de Sega Saturn. Caso a opção foi por isos e não CDs, é necessário a criação de um Drive Virtual. Isso por que o emulador não possui opção de emulação de Drive Interna. Com isso, será necessário a utilização de alguns programas como o Daemon Tools ou o Multi Uso Alcohol 120%. Apesar de utilizar o Alcohol 120%, recomendo o uso do Virtual Clone Drive. Não por falta de eficiência do Alcohol ou Daemon, a questão é que Sendo um programa desenvolvido exclusivamente para isso e tendo uma configuração Auto-instaladora, facilita bastante a vida para quem não entende do assunto. Além de ser produzido pela Slysoft, mesma desenvolvedora do popular CloneCD e CloneDVD.

Após  instalado o Software, aparecerá um outro Drive de DVD/BD no “Meu Computador”. Clique com o botão direito sobre ele e escolha Virtual Clone Drive e em seguida a opção MOUNT. Redirecione O programa até o diretório onde esta a iso do game e clique sobre ela. Feito isso, o “Meu Computador” ficara com o Drive Virtual similar a esse:

Concluído essa etapa, volte novamente para a interface do emulador e clique em HARDWARE e aperte CD CLOSE.

Ainda existe outros excelentes emuladores de Sega Saturn como o Yabause que possui alguns prós e contras em relação ao SSF. O Yabause possui uma interface mais familiar as utilizadas nos emuladores atuais e lembra bastante a interface do Visual Boy Advance, além disso, possui opção de customização da resolução de tela, permitindo que você consiga jogar na resolução nativa do Saturn 320×240, (Apesar de não ser algo comum pois a tela ficaria muito pequena. No entanto, Apesar do Yabause me oferecer uma perfomance e opções melhores na interface (Além de mais intuitivas) O Emulador não reconheceu o LT e RT do meu X360 Controller for Windows. Me impossibilitando de configurar todos os botões disponíveis no controle padrão do Sega Saturn.

A quem preferir o Yabause, Vá em FILE e em seguida Settings, lá, configure o arquivo da BIOS (Como no SSF) e aperte OK. O Yabause possui sistema de leitura de ISOs bastando ir em File > Open CUE/ISO e escolher o arquivo do Game.

Posteriormente, farei um tutorial utilizando o Yabause.

  • PC Utilizado para testes:

CPU: Intel Core i3 2100 Sandy Bridge 3.10GHz
MoBo: Gigabyte H61M D2-B3
RAM: 4GB DDR3 1333MHz
VGA: 
EVGA GTX550 Ti

13 Respostas para “Sega Saturn: Guia de configuração do emulador SSF

  1. Cara.. eu tava jogando numa boa esse emulador.. jogando Astal mas eu formatei meu PC i quando eu fui tentar colocar o emulador dnovo apareceu um erro que dizia que o meu PC não tem esse arquivo: D3DCOMPILER_43dll. Q q isso? como eu resolvo.. ta mi parecendo qui é o directX 9.0c. pode mi dar uma luz.. O emulador do dreamquest tbm não ta nem abrindo..😦

      • vlw.. kk mais ou menos uma hr depois q eu publikei essi comentario eu consegui emular com o SSF.. mas eu jogo mais o menos uns 30m a imagem trava, mas volta rapido, i tbm o monitor fika apagando… oq sera???
        falta d placa d video? os games rodam 100%

  2. Pra mim deu o mesmo erro, mas aí eu baixei o arquivo D3DCOMPILER_43.dll mas o problema é que depois que o emulador abre, dá um aviso assim:
    XAudio2Create() error.
    file: ./XAudio2app.cpp
    Line: 256
    Function: XAudio2app::Initialize
    Não sei mais o que fazer D=

  3. Muito Bom o tuto, há um tempo atras desisti de tentar configurar um emu de SS, mas este ta perfeito. valeu Cara !!!!!!!!!
    Tava tentando lebras de uns jogos, elembrei de GEX, Formula Kart,mas tinha um do pato donald que eu não lembro, alguem sabe o nome ? valeu

      • Exatamente, eu gostava de jogar este, meu sega não tinha cartucho de expansão e eu não jogava todos os jogos que tinha. Esse me salvava as vzs..
        Mais uma e paro kkk, esse jogo esta em uma coletania de 3 jgs, o outro era um do mikey, tinha o pluto tambem, lembra qual é ?
        Te pago um refri kkkk, agradeçoa a ajuda.

  4. meu note, o emu abre, mas na hora de abrir opições ele fecha, como resolvo isso? ja fiz tudo, mas não mostra nem messagem de erro

Deixe uma resposta

