Dreamcast: Guia de configuração do emulador NullDC


Tendo como o Ápice da emulação do Console o fantástico Chankast, Hoje, o melhor emulador de Dreamcast disponível é o NullDC. Assim como alguns emuladores, para usufruir do programa você irá precisar dos arquivos de BIOS do Dreamcast dc_boot e dc_flash. Aprenda aqui como fazer dump da sua BIOS ou você também pode procurar na internet e fazer download.

PASSO 1: Configurando o Emulador

Faça download do NullDC na pagina dos desenvolvedores do emulador clicando aqui.

NOTA: Assim como o SSF (Emulador de Sega Saturn), o NullDC não é um emulador com opções convencionais e poderá te dar algumas dores de cabeça.

Com o NullDC em mãos, você precisa ir até a pasta DATA e colocar os arquivos da bIOS lá. Os arquivos da BIOS deve ter 2048kb e 128kb respectivamente. Caso você faça download e os arquivos estiverem com um nome diferente do padrão dc_boot.bin (2048kb) e dc_flash.bin (128kb) renomeie-os.

Terminado essa parte, execute o aplicativo nullDC_Win32_Release-NoTrace e você verá a interface do emulador juntamente com o console (CMD) dele.

PASSO 2: Configurando os Controles (MAPLE)

Com o NullDC em mãos, vá até OPTIONS e em seguida, clique em SELECT PLUGINS. Aqui, não há muito o que fazer já que não existe uma grande variedade de plugins para se escolher, no entanto, caso queira utilizar um Gamepad, essa tela é imprescindível. Na imagem abaixo, repare na parte inferior da janela a opção MAPLE INPUTS/SAVES PLUGIN. Aqui, caso tenha um controle, deixe exatamente como na imagem abaixo.

As abas PORT A, PORT B, PORT C e PORT D são as entradas para gamepads já que o Dreamcast possui suporte a 4 jogadores simultâneos. Caso queira configurar outros controles, utilize a mesma opção. E caso queira utilizar como segundo controle um Teclado, clique em PORT B e escolha a opção NULLDC KEYBOARD [WINHOOK] e aperte OK.

Agora, na interface principal do emulador, vá em OPTIONS e em seguida vá até MAPLE > PORT A (Para configurar o controle correspondente ao Player 1 e ao qual configuramos anteriormente como Gamepad) e clique em CONFIG KEYS FOR PLAYER 1

A Janela abaixo aparecerá. Nela, clique nos pequenos quadrados correspondentes a cada função do controle. e acione o botão correspondente. Se você tem um X360 Controller for Windows, será muito fácil a configuração até mesmo por conta da ordem dos botões serem as mesmas.

NOTA: Fique esperto! Você deve clicar no pequeno quadrado somente uma vez. Feito isso, um contador de 10 segundos aparecerá e dentro desse prazo, você deverá acionar o botão correspondente

Finalizado, aperte OK.

PASSO 3: Otimizando o Emulador (AICA)

Agora, precisamos ir para as configurações do AICA. Por padrão, o NullDC vem somente com a opção LIMIT SPEED & SYNC AUDIO habilitada. No entanto, ao se habilitar a opção DSP Emulation, notei uma maior fluidez nos games apresentados. Isso pode ser amplamente percebido em games de velocidade como Sonic Adventure e Sonic Adventure 2 dando uma menor sensação de Frameskip.

PASSO 3: Rodando um Jogo

Para executar um jogo, na interface principal do emulador vá até o menu FILE  e escolha a opção NORMAL BOOT. A seguinte janela deverá aparecer:

Aqui, clique na caixa com reticências […] e selecione a ISO em um diretório do seu computador.

NOTA: O Emulador só suporta imagens no formato (*.cdi), (*.chd) (*.gdi), (*.mds) e (*.nrg). MDS é o formato padrão de imagens criadas pelo programa Alcohol 120% (Pago) e o NRG é o formato padrão de imagens utilizada pelo popular Nero.

Caso você possua os GDs do Dreamcast, você pode fazer dump utilizando esse tutorial. Apesar do emulador reconhecer imagens do Nero e Alcohol 120%, não pude testar a criação de imagens a partir de um GD pois o meu GD do Sonic Adventure 2 parece estar danificado e o Alcohol 120% trava aos 76% da cópia. Utilizando o CloneCD consegui fazer a cópia, no entanto, o mesmo me oferece imagens no formato (*.ccd) e (*.img) não reconhecidos pelo emulador. Além disso, aparentemente o CloneCD usa um sistema de “pulo rápido de erros) fazendo com que o CD seja copiado mas com arquivos danificados. 

Selecionado o arquivo do jogo (No meu caso, Sonic Adventure 2.cdi) clique em OK para iniciar o game

PASSO 4: VMUs e Menus do Sistema

Assim como na hora de executar um game, para acessar os VMUs basta você ir em FILE > NORMAL BOOT e na janela que aparecer, escolher a opção NO DISK.

Feito isso, basta ir em VMU e gerenciar seus Saves.

Veja aqui a lista de compatibilidade do NULLDC

Minha Opinião: Apesar de ser o melhor emulador de Dreamcast Atualmente, não significa ser perfeito. Infelizmente, a emulação de Dreamcast engatinha no quesito perfeição. É sabido que muitos emuladores apesar de emularem games com boas taxas de frames, exibir alguns bugs ou glitches gráficos/sonoros no entanto no caso do NullDC foi um pouco frustrante. Apesar do emulador ter uma velocidade excepcional, testei 3 jogos de Dreamcast sendo eles Sonic Adventure 1 e 2 e Sega Rally. Sega Rally travou o Emulador enquanto Sonic Adventure possui bugs estranhos no cenário onde você “morre” (Pode ser problema do game e não do emulador) e em Sonic Adventure 2 apesar de estar melhor, se acessar o modo de Corrida entre 2 jogadores o emulador trava. Não entendam isso como uma crítica. Respeito e sempre respeitarei qualquer developer de emuladores além de admira-los. Quando faço a crítica, não me refiro ao time do NullDC e sim a emulação de Dreamcast em geral com outros emuladores como Chankast, Demul e etc.

  1. + Melhor emulador de Dreamcast
  2. + Boa taxa de frames (Caso desabilite o Dynarec a taxa cai pela metade)
  3. – Bugs e Glitches nos principais jogos da Plataforma

PC Utilizado para Testes

CPU: Intel Core i3 2100 Sandy Bridge 3.10GHz
MoBo: Gigabyte H61M D2-B3
RAM: 4GB DDR3 1333MHz
VGA: 
EVGA GTX550 Ti

5 Respostas para “Dreamcast: Guia de configuração do emulador NullDC

  1. Lamento cara mais o NullDC foi abandonado pela equipe, somente duas pessoas atualiza ele ou faz revisão Nichole e Jei, a melhor versão é NullDC SVN r149 por que a 150 esta muito rápida no meu Noot deu 78 80 FPS, Há encanto ao Sega Rally 2 o NullDC não roda ele por que não tem suporte a jogos em MMU, ou seja jogos do Windows, para roda Sega Rally 2 somente no Makaron, que além de roda vários jogos do Dreamcast ele emula o Arcade Sega Naomi. Te recomendo o MakaronEX v4.1; um pequeno problema quando você for baixa este emulador seu Antivírus vai aponta ele como vírus mais não é vírus, é por causa de uns arquivos executaves na pasta do emulador é só exclui eles e pronto; no meu caso não teve jeito tive que desabilitar o antivírus para consegui baixa. Você encontra os dois no http://www.emucr.com/; que para mim é o melhor site de emuladores.

  2. Esqueci de fala este emulador é mais voltado a jogos de lutas, jogos de fase eu não recomendo joga nele por que há vários bugs nos gráficos e outra coisa ele trava muito principalmente em jogos Windows CE ou MMU; saiu o novo Demul mais para mim ele fizeram uma baita sacanagem tiram o suporte a DirectX9 que muito rápida e colocaram só para 10 e 11, sendo que a DirectX11 no meu noot deixa o meu coreI5 no máximo e o jogo não ganha desempenho algum, o Demul também oferece suporte a jogos MMU. Mais eu prefiro mesmo é MakaronEX v4.1; pelo menos no Dead or Alive 2 mi deu a sensação de esta jogando de novo no Dreamcast do meu Irmão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s