Guia: Emulando Android no Windows (2.3/3.0/4.0/4.2)


Atualmente, apesar de pudermos reproduzir o ambiente android através de aplicações desenvolvidas pela própria Google, esse método de emulação só é útil para desenvolvedores que estão trabalhando em apps para o Android impossibilitando users comuns de baixar apps e até mesmo jogar nesse ambiente.

Sabendo disso, uma empresa chamada Blue Stacks decidiu desenvolver um emulador gratuito que serve unicamente para emular jogos e apps em geral disponíveis no Android. Mas o que você quer? emular a plataforma Android para usar os aplicativos padrão e testa-las ou rodar apps e jogos em uma interface bem mais simples que a do Android? Como aqui poderemos ter 2 públicos diferentes, o tutorial foi feito pensando em cada um de vocês!

Guia: Emulando o Android no PC

Esse guia tem como público aquelas pessoas que gostariam de emular o sistema android, desde a aclamada versão 2.3 (Gingerbread) passando pela 3.0 (Honeycomb) e chegando as atuais 4.0 (Ice Cream Sandwich) e 4.1/2 (Jelly Bean).

Para reproduzirmos a plataforma android, precisaremos instalar no PC o JDK e o SDK que a google disponibiliza. Para isso, clique aqui para fazer download do Java Development Kit (JDK) e Aqui para download do SDK do Android da Google

NOTA: ANTES de fazer download do JDK e do SDK da Google, escolha a opção correspondente ao seu Sistema Operacional (Incluindo versões X86 ou X64) Caso não saiba se o seu S.O é 32 ou 64 bits, no teclado aperte WIN + Pause/Break e na janela que abrir, verifique a versão.

Com o JDK e o SDK em mãos, instale o JDK normalmente como qualquer software. Finalizado, Descompacte o SDK do Android e procure pelo executável nomeado SDK MANAGER e o execute. A seguinte janela deverá aparecer:

Na janela acima, clique na ‘caixa’ da versão do Android que vocÊ deseja emular. No meu caso, escolhi a 4.2 (API17) que é correspondente ao Android Jelly Bean.

NOTA: Cada ‘caixa’ correspondente a uma versão do Android possui diversos arquivos no seu interior que DEVEM ser feito o download. Portanto, não desmarque nenhuma opção dos “sub-folders” das pastas representativas da versão do Android.

O Próprio SDK Manager irá fazer download dos arquivos necessários agindo como um gerenciador como o próprio nome sugere. Terminado o download, deverá ficar com as inscrições “INSTALLED” como na imagem abaixo.

Vale lembrar que você pode fazer download de todas as versões do android e emula-las caso queira.

Terminado, na interface principal do SDK Manager você deve ir em TOOLS e em seguida clicar em MANAGE AVDs. Aqui, uma nova janela aparecerá. Nessa janela, clique em NEW que está localizado no lado superior direito da janela. A seguinte janela aparecerá:

Aqui você deve manusear as seguintes opções:

  1. AVD NAME – Aqui você escolhe um nome para o android que você irá emular. Recomendo escolher o nome de acordo com a versão do android.
  2. DEVICE – Aqui aparecerá uma lista de aparelhos possíveis de emulação incluindo os Nexus da Google. Recomendo que não os escolha pois obtive problemas utilizando eles, e que você escolha qualquer outro aparelho como tablets mas cuidado com a resolução que escolher, pois a janela poderá ficar muito grande.
  3. TARGET – Aqui você deve escolher a versão do Android que queira que sua AVD emule.
  4. CPU/ABI – Aqui escolha a opção ARM.
  5. MEMORY OPTIONS – Aqui você altera a quantidade de RAM que a sua AVD terá. Apesar de você ter 8GB e se vangloriar por isso, recomendo deixar no Default que aparecer de acordo com o Device escolhido. Idem para VM HEAP, INTERNAL STORAGESD CARD
  6. EMULATION OPTIONS – Aqui você deve ativar a opção HOST GPU para que o emulador faça uso da sua GPU. Isso irá dar significativos ganhos de performance.

NOTA: Certifique-se das opções Keyboard e Skin estão marcadas na janela acima para que você consiga utilizar o teclado e os menus.

Finalizado, aperte OK. Você voltará para a interface principal do SDK Manager. Agora, basta selecionar a AVD que acabou de criar e em seguida clicar em START. Na próxima janela que aparecer, clique em LAUNCH. Aguarde até a AVD Carregar e desfrute do seu “aparelho” android.

Veja abaixo algumas screens do Android rodando:

MINHA OPINIÃO: Esse tipo de emulação do Android é bem vinda somente para quem gostaria de experimentar o sistema antes de comprar um Smartphone ou ver novidades (Além dos Developers claro). Do ponto de vista prático, a única liberdade que temos é poder utilizar a Internet. Não se pode acessar a Play Store ou baixar aplicativos para teste. Além disso, o “emulador” requer uma maquina potente para emular aceitavelmente. Recomendado processadores da Geração i.  (i3, i5, i7) ou AMD equivalente.

Guia: Rodando Apps e Jogos do Android no PC

Apesar de toda a frustração inicial que o primeiro guia pode ter te trazido, garanto que em breve isso parcialmente mudará. A empresa Blue Stacks desenvolveu um emulador de Android para Windows para fazer oque a molecada quer. Jogar jogos do Android com Hardwares mais potente. Assim você não mais ficará chateado por não poder jogar aquele fantástico game 3D que seu amiguinho rico tem no Smartphone dele.

Clique aqui para fazer download do APP Player da Blue Stacks 

Feito o Download do APP Player, siga as instruções dada pelo software e no final dela, simplesmente o execute. Feito isso, aparecerá a interface do emulador:

Nessa interface já vem dezenas de Apps e jogos disponíveis para download. Vale lembrar que todos são versões gratuitas dos aplicativos. Ou seja, nada de pirataria. Além disso, todas as APPs exibidas para você não vem por padrão no emulador. Será necessário fazer o download (Que o próprio programa se encarrega de fazer) para que você possa jogar ou utilizar.

Problemas resolvidos? Desculpe gafanhoto, mas parcialmente! Isso por que o App Player não consegue emular algumas características dos Smartphones e Androids como o giroscópio. Sendo assim, alguns games que fazem utilidade dessas características não funcionarão adequadamente. Além disso, apesar de haver uma “Pesquisa” por APP interna no emulador, você dificilmente conseguirá baixar. Procurei diversas APPs para baixar populares e todas apesar de listadas não me havia opção para instalar. Para “corrigir” isso, você irá precisar de um Smartphone com Android! (Mas que contradição…)

O emulador conta com um sistema de “Cloud Transfer” e com ele, é possível transferir Apps que estejam no seu celular para o emulador fazendo com que você consiga virtualmente controlar quase todas as Apps disponíveis para Android.

O Touchscreen corresponde bem nos games. Testei o game Fruit Ninja e o mesmo funcionou corretamente apesar de não poder usar o “multi-touch”.

MINHA OPINIÃO: APP Player é a melhor opção para quem quer jogar games de Android no PC no entanto, o fato de para poder experimentar outros Apps que não são “parceiro” da Blue Stacks ter que utilizar um Smartphone com Android já complica bastante (Apesar de acreditar que a maioria das pessoas tem ou alguém na família tem um smartphone).

  • PC Utilizado para testes:

CPU: Intel Core i3 2100 Sandy Bridge 3.10GHz
MoBo: Gigabyte H61M D2-B3
RAM: 4GB DDR3 1333MHz
VGA: 
EVGA GTX550 Ti

12 Respostas para “Guia: Emulando Android no Windows (2.3/3.0/4.0/4.2)

  1. O meu da outro erro, acho que algo a ver com a placa de vídeo, já procurei em outros tutoriais e alguns mandavam fazer download da versão mais recente do drive da placa de vídeo, fiz isso, baixei o drive original do fabricante. Mesmo assim, nada feito, não rodou.:/ Alguém pode me ajudar?

  2. Nada a ver essa de ter PC potente para emular o Android. Eu emulei em um pc com Pentium 4 de 3.0Ghz com memória Cache de 2Mb, 2Gb de RAM e 30Gb de HD IDE kkkkk…

    É só saber emular. 😀

    No meu caso eu emulei pelo Virtual Box, foi só colocar depois do nome em Linux e no debaixo Linux 2.2, independente da versão do Android tem que usar essa configuração inicial, o restante é só colocar o que convém, mas respeitando a configuração do PC, pois não adianta colocar na MV 4Gb de RAM e só ter 4, tem de no máximo dividir igual. 😀

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s