A PRIMEIRA VEZ COM…
– Informações do Game
- NOME COMPLETO: POKÉMON HEART GOLD/SOUL SILVER
- PLATAFORMA: Nintendo DS
- DESENVOLVEDORA: GameFreak
- EDITORA: Nintendo
- ANO DE LANÇAMENTO: 2010
- FORMATO: Cartucho
- GÊNERO: RPG
– Enredo
Assim como todo jogo de Pokémon portátil, você é um jovem aventureiro chamado Kenta (Mas você poderá mudar o nome do personagem) que assim como todos os outros jogos, deseja se tornar o maior mestre pokémon. O Enredo do game é bem simples e segue o mesmo padrão dos antigos jogos da série ainda mais por se tratar de um reamake dos antigos Pokémon Gold/Silver de Game Boy Color.
– Características
- GRÁFICOS
Os gráficos do game é o principal diferencial do game se comparado a versão de GBC. O cenário é totalmente renderizado em 3D aparentemente utilizando o Cel Shading enquanto os personagens e pokémons são 2D. A Visão é similar a isométrica como já comum nos antigos games da série.
Algo bastante interessante é que nos jogos de Pokémon do DS a Game Freak procurou trazer definitivamente o jogador para o “mundo pokémon” de maneira que o horário no game se passa de acordo com o horário do Nintendo DS. Dessa maneira, para você capturar um pokémon noturno, você precisa jogar o game a noite. Mas, claro que existe uma maneira de burlar isso alterando a hora do DS.
As batalhas também ficaram mais sofisticada com os Pokémons agora com algumas animações de combate e efeitos de ataque mas ainda muito inferior a por exemplo o Pokémon Stadium de N64. Apesar disso, houve uma evolução nesse quesito. (Que começou no Pokémon Crystal).
Eu não joguei as versões de GBA Ruby, Saphire e Esmerald pois eu só considero os 256 Pokémons. Todos da 3°, 4°, 5° e outras temporadas eu particularmente desconsidero. Nada contra quem goste e até acho que deva-se criar outros tipos mesmo para a série durar mas eu só considero os 256 (1° e 2° geração). Mas em Heart Gold/Soul Silver o seu pokémon principal caminha com você fora da pokébola (Similar ao que ocorre com o Pikachu.)
- SONS E TRILHA SONORA
Os efeitos sonoros e sons dos games assim como os grunidos dos pokémons são OK mas confesso que por vários momentos vocês irão querer abaixar o som. As músicas são bastante enjoativas assim como na grande maioria dos jogos pokémons portáteis.
- JOGABILIDADE
A jogabilidade do game é a clássica do games da Game Freak. Você é um treinador pokémon, pode andar com somente 6 monstrinhos, você compra poções, pokéballs, antidotes e outros itens, você deve ir ao centro pokémon para recuperar o HP e TM/TPs dos seus pokémons dentre outros. Tudo igual as versões anteriores.
Para quem nunca jogou um game do Pokémon, TM e TP são equivalentes a quantidade de ataques daquele tipo que o seu pokémon poderá utilizar. Por exemplo, se você tem um pokémon de fogo como o Cyndaquil, você inicia com os ataques “Scratch” e “Leer”. Sendo assim, você terá um número de vezes para utilizar esses 2 golpes. Se não me engano, de início você pode usar 35 Scratch ataques. Sendo assim, ao utilizar 35 vezes esse golpe, você não poderá mais atacar outro pokémon com o Scratch, somente com o Leer. Para recuperar o pokémon, é preciso ir até um centro pokémon para que suas TPs/TMs se recarreguem.
- SISTEMA DE COMBATE
No sistema de combate não houve nenhuma evolução além da visual. O Game segue com o mesmo padrão dos antigos jogos de GB, GBC e GBA coma diferença do uso da Touch Screen onde é possível selecionar os golpes de maneira muito mais rápida através de alguns simples toques.
– Como Jogar?
O Game está disponível exclusivamente para o Nintendo DS, mas você também pode joga-lo utilizando o emulador DeSmume. Clique aqui para saber como utilizar e configurar o DeSmume.
MINHA OPINIÃO: É excepcional você poder jogar um clássico de infância com gráficos renovados e com a mesma fórmula. Como minha preferência são os 256 primeiros, acredito que esse jogo seja a melhor opção da série Pokémon para se jogar atualmente.
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As opiniões da coluna “PRIMEIRA VEZ” não condizem com a opinião final do jogo.