Review: King of Fighters XIII + Como rodar no PC!


Antes de se quer ter uma preliminar, estamos aqui para mais uma análise, review, crítica ou como queira chamar!

Desenvolvido pela Playmore e publicado pela SNK, King of Fighters XIII é o 13° game da frankia KOF. Lançado no ano de 2010 para os Arcades e 2011 para os consoles (O jogo não chegou oficialmente para o PC mas aqui na Wave Gamer você irá aprender como rodar ele no seu PC!

– GRÁFICOS

King of Fighters XIII possui belíssimos gráficos com um teor artístico muito bom e diferente dos já acostumados na série (94~2003) trazendo muitos personagens com posições de combate e designer diferentes. O game lembra bastante o design de Muramasa parecendo ter sido desenvolvido utilizando a mesma técnologia.

Os gráficos do game são os melhores da série são sem dúvidas o melhor da série. Os cenários em Alta Definição é com elementos em 3D é realmente um diferencial! No entanto, algumas fases podem parecer simplista nos números de objetos mas nada comprometedor. Os personagens também são muito bem desenhados e com animações similares as presentes em jogos do CPSIII só que ainda melhores. No entanto, há uma diferença na qualidade dos personagens em relação ao cenário. Os personagens parecem estar em resolução menor (Apesar de ainda ser boa)

Além disso, cada personagem também possui diversas “versões” dele. modificando o cabelo e a roupa para parecer outros personagens ou somente como “ghost” mesmo. Por exemplo, o “K” que pode ter uma roupa estilo Kula e Jim Kazama (Tekken).

– Enredo e Personagens

KOF XIII traz a 13° edição do Torneio mundial de lutas e ocorro pouco após os acontecimentos de KOF XII, onde Ash Crimson absorveu os poderes de dois dos descendentes dos clãs que selaram Orochi há 1800 anos atrás, Chizuru Kagura e Iori Yagami. Com isso, o seu próximo objetivo é Kyo Kusanagi. (Por conta disso, no game Iori perdeu suas chamas). Enquanto isso, Elisabeth Blanctorche se prepara para impedir Ash, e então os lutadores recebem um convite para a 13° edição do torneio King of Fighters, promovido dessa vez, por uma pessoa identificada como “R”.

Eu achei o design geral dos personagens bastante inovadores e interessantes. No entanto, percebe-se que houve uma drástica reformulação em certos personagens. Yuri parece mais infantil assim como King que parece estar pelo menos uns 10 anos mais nova. Mas acho que o principal “ponto fraco” foram o design do Clark, Ralf e Leona que possuem praticamente a mesma roupa. Mas sendo eles soldados, faz todo o sentido.

Este slideshow necessita de JavaScript.

– Trilha Sonora

Os sons e trilhas sonoras são padrão nos games da série. Movimentação, ataques, e etc. Considero a trilha sonora das fases de Garou: Mark of the Wolves superior a do KOF XIII mas ainda assim, a trilha sonora é boa, contando com uma abertura fantástica! Sobre os efeitos sonoros, são excepcionais assim como a fala dos personagens durante a execução de um golpe. Alguns tiveram uma modificação se levar em consideração a versão 2003 do KOF.

– Mecânica e Jogabilidade

A jogabilidade do game é muito boa e já também conhecida dos games da SNK e da série. Os especiais já conhecidos, outros novos (para mim já que o último KOF que joguei foi o 2003) e muitos personagens. Apesar de sentir falta de alguns da geração 200x como Yashiro, Chris, Shermie, K999 e Angel, o jogo está bem completo.

Os comandos do game correspondem muito bem no entanto, os especiais podem ser meio trabalhosos para se executar. Isso por que é preciso fazer os comandos rapidamente (Mais rápido que o normal, se for levar em consideração por exermplo, o Mark of the Wolves e creio que mais rápido que os outros jogos da série KOF (94~2003). Talvez seja uma falha do “emulador”.

Os supers são acionados com somente um botão como por exemplo (2 hadouken + soco) e os ultras além de necessitar de 2 barras de Super, só pode ser utilizado se apertar os 2 botões ao mesmo tempo.

É interessante também ver que a cada início de luta, os personagens os personagens trocam algumas breves palavras revelando um pouco mais da personalidade e trazendo o game para o mundo real, já que esses lutadores já se encontraram inúmeras vezes. Pela primeira vez em um KOF, eu consegui ver e trazer pra “realidade” o esquema de grupos para disputa do torneio.

– Como jogar

Como muitos devem saber e outros não, King of Fighters XIII não foi lançado para PC. Só existe a versão X360, PS3 e Arcades. Acontece que a versão Arcade de KOF XIII é desenvolvido para o Taito Type X2 (Plataforma Arcade) e o Taito X2 é praticamente um computador que inclusive, roda Windows XP. A configuração do Taito Type X² é a seguinte:

  • OS: Microsoft Windows XP SP2 
  • CPU: Intel LGA 775 CPU.
  • Chipset: Intel Q965 + ICH8 (dg31pr +ich7)
  • RAM: 512MB~4GB DDR2
  • GPU: ATI RADEON (x1600Pro, x1300LE) ou NVIDIA GeForce (7900GS, 7600GS, 7300GS)
  • Sound: Onboard Realtek HD 7.1 channel

Se você tiver um PC equivalente a esse ou superior, as chances de rodar os games para essa plataforma Arcade são grandes.

Sendo assim, foi feito um Dump dos jogos e foram hackeados para que esses, sejam capaz de rodar em PCs. Com o game em mãos, você deve ir até o nosso HD VIRTUAL e fazer download dos “Loaders” do game. Com os loaders em mãos (Só é necessário 1) coloque ele na pasta do jogo e clique 2x sobre ele.

Os botões do jogo são:

  1. A, S, Z, X – Soco e Chute
  2. Setas – Movimentação do Personagem
  3. 1, 2 e 3 – Start e Inserir Ficha
  4. 7 – Acionar o Menu Arcade onde existe algumas configurações (Inclusive de idioma para Inglês)

Você também pode usar o Joytokey para configurar um Joystick. Qualquer dúvida poste nos comentários!

King of Fighters XIII (PC) pode ser encontrado no Piratebay.

A Wave Gamer não apoia a pirataria.

– Prós e Contras

  1. + Personagens carismáticos
  2. + Boa jogabilidade
  3. + Design dos combos, Supers e Ultras bem feitos
  4. + Excelente gráficos
  5. –  Supers/Ultras de difícil execução*
  6. – Ausência de personagens clássicos

* Esse game foi testado em uma plataforma não oficial, portanto esse pode ser um bug inexistentes em plataformas oficiais.

MINHA OPINIÃO: KOF XIII é sem dúvidas um dos melhores King of Fighters já lançado. Efeitos visuais, design, ambientação e sistema de combate excelentes além de uma grande variedade de lutadores. Apesar dos Supers e Ultas serem de difícil execução, é um dos melhores games de luta para o PC superando Street Fighter IV*.

* Não cheguei a testar a versão Arcade Edition

Nota Final

5 Respostas para “Review: King of Fighters XIII + Como rodar no PC!

    • Procure por um programa chamado RemoteJoy Lite. Mas caso queira uma experiência melhor, espere um pouco mais pois parece que o KOF XIII terá um lançamento oficial no PC!

    • Erro na hora da digitação. Me referia a ausência de personagens clássicos da série e que os substitutos não foram “a altura”. A culpa é dos estágiarios que usamos para corrigir os textos! haha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s