Dead Space 3: Isaac retorna no melhor estilo Jack Bauer?


prim

inf

  • NOME COMPLETO: Dead Space 3
  • PLATAFORMA: PC
  • DESENVOLVEDORA: Visceral Games
  • EDITORA: EA 
  • ANO DE LANÇAMENTO: 2013
  • FORMATO: Blue-ray/Download
  • GÊNERO: Ação // Terror

enredo

Depois dos eventos de Dead Space, EarthGoc capturou Isaac Clarke e realizou exames em sua mente visando analisar possíveis informações de como restaurar o programa onde os “Markers” são utilizados para prover recursos e poderes para os humanos. O “Marker” está localizado na Estação Titan, a mesma estação onde Isaac estava, resultando em outro surto Necromorph. No entanto, Isaac consegue escapar da estação com Ellie depois de ter destruído o “Marker” resultando no fim da estação Titan.

Depois da fuga da estação TItan, Issac e Ellie se separaram. Enquanto Issac permanece em outra estação espacial, Ellie procura de todas as maneiras destruir os Markers criados por EarthGov. Isaac acaba sendo recrutado pelo Capitão Edward Norton e o Sargento John Carver (2 homens que Ellie encontrou em Uxor) que dizem que Ellie encontrou um planeta chamado Tau Volantis onde a cerca de 200 anos atrás, existia uma base governamental, mas foi erradicada por uma infestação Necromorph. O grupo viaja até Tau Volantis na esperança de encontrar as respostas sobre a Unitologia e a chave para finalmente acabar com os Makers.

graf

NOTA: Infelizmente não joguei Dead Space ², então, todas as comparações feitas serão feitas em relação ao primeiro game da série.

Desenvolvido em Engine proprietária da Visceral, Dead Space ³ continua no “ritmo” dos seus antecedentes. O game conta com gráficos e algumas evoluções visuais em relação ao primeiro game da série. A geometria dos personagens melhorou bastante assim como as texturas, e a adição de alguns efeitos como o Depth of Field. No entanto, Dead Space ³ não é um salto gráfico em relação ao Dead Space ¹, mas isso não é algo que creio comprometer em nada pois graficamente, continua sendo o melhor da série.

Assim como já havia sido publicado que Dead Space ³não teria opções extras no PC o que alarmou muita gente, Dead Space ³ conta com diversas opções de configurações gráficas, mas, como informou o GameRanx, sem opções de textura em HD, Directx 11 e etc. Apesar disso, como já afirmado, o game continua muito bonito e bem otimizado. em um i3 + 4GB DDR3 + GTX 550ti em uma resolução de 1366×768, consegui entre 80~140 FPS. O que mostra que o game está muito bem otimizado, e diferente das versões console que é travado a 30 FPS.

O Game conta com configurações como Depth of Field; Glow; SSAO; Blur; Motion Blur; Post Processing; Shaders; Anti Aliasing; Anisotropic além de outras configurações. Tudo para que mesmo PCs mais modestos consiga rodar o game (Apesar de não estar pesado).

O visual do game logo nessa primeira jogatina me lembrou uma mistura de Splinter Cell Conviction, Lost Planet e Dead Space. Isaac de costas lembra bastante Sam Fisher em Conviction enquanto de frente, é idêntico ao Sheldon Cooper com barba. Isso não é uma crítica de minha parte, e sim uma curiosidade.

sons

A trilha sonora e sons dos jogos da série sempre foi um fator determinante para passar o clima sombrio que toda série de terror precisa. Dead Space ¹ possuía uma “inexistente” trilha sonora onde o jogador ficava totalmente focado nos sons ambientes. (que eram muitos) Em Dead Space ³, o game já contém uma trilha sonora (boa por sinal) baseada no Metal.

A dublagem do game está muito bem feita e a animação da face dos personagens sincroniza bem com a voz. No entanto, em relação aos efeitos sonoros, eu notei uma leve queda em relação ao Dead Space ¹. Não senti um clima de “suspense”.

3d

Os efeitos 3D estereoscópico em Dead Space ³ correspondem muito bem, e como ocorre em alguns jogos, melhoram o game visualmente. Só que em DS ³, o 3D ocorre de uma maneira diferente da maioria dos games que testei. Nele, os personagens parecem ‘saltar’ para fora da tela ao invés de ter o efeito ‘aquário’. Além disso, enquanto objetos e personagens mais próximos ficam ‘saltando’ da tela, personagens e objetos ficam mais longe, como ocorre no efeito ‘aquário’ que a maioria dos jogos 3D usam. Mesmo utilizando pouca profundidade, é bastante evidente os efeitos 3D do game.

Em Dead Space ¹, se ativado o 3D, algumas luzes (aparentemente estáticas) ficavam distorcidas na tela, esse ‘bug’ a primeira vista parece ter sido eliminado em Dead Space ³.

O game também está bastante otimizando mesmo em 3D. Com todas as opções gráficas no máximo, consegui uma média de 60FPS.

Quer ver como ficou o Dead Space em 3D? Clique aqui e faça download de algumas imagens em (*.JPS). Para visualizar, você irá precisar de um visualizador de JPS

jogabi

Em jogos de terror a jogabilidade é um fator de bastante discussão. A jogabilidade de Dead Space ³ melhorou bastante em relação ao primeiro game da série. A manuseabilidade do personagem (Virar a esquerda, direita e etc) seja correndo ou não, evoluiu e agora está menos travada. Isaac agora se move mais naturalmente. No entanto, nessa primeira jogatina, Isaac estava sem a pesada armadura dele, logo não sei dizer seguramente se isso interfere em algo na jogabilidade.

De resto, não consegui ver nenhuma modificação em relação as versões anteriores. Continua o sistema de Stasis onde você consegue mover objetos com uma espécie de campo eletromagnético, assim como o sistema de diminuir a velocidade (também utilizando o Stasis). O grande diferencial pelo que li, é o sistema de craft de armas e armaduras onde é possível criar diversos tipos de armas.

Em relação ao conceito do game, eu achei um pouco estranho. O Isaac em DS¹, é como se fosse um personagem ‘vazio’ similar ao que ocorre em RPGs como Skyrim. Já em DS³, Isaac parece com maior personalidade não passando uma sensação de que você é o Isaac, e sim que você está sobre o controle de Isaac.) Isso naturalmente (na minha opinião) acaba diminuindo a integração do jogador com o game. Não que ‘controlar’ um personagem seja inferior a ‘sentir-se’ como um personagem, mas é uma questão de mudanças na continuação. Seria estranho por exemplo, depois de anos jogando Metal Gear Solid você encarnar o papel de um Snake ‘vazio’. Assim como seria estranho encarnar o papel de um guerreiro ‘cheio de atitude’ em um jogo Elder of Scroll.

Logo de início, tomei alguns leves sustos mas a apreensão eu confesso que passou de longe do que senti no primeiro Dead Space. Logo de cara, muitas explosões, adrenalina  e situações dignas de um episódio da série 24H.

conc

Dead Space 3 está disponível no Origin por R$99,90

MINHA OPINIÃO: A princípio, achei ‘eletrizante’ demais para um game da série Dead Space. Me pareceu um excelente jogo de ação. No entanto, após assumir o controle de Isaac, comecei a sentir um pouco mais da série, mas ainda assim com muito mais ação do que terror. No entanto, isso não significa o ‘fim do mundo’ como ocorreu em Uxor. Entendo que devido a trama do game, é necessário que em certas partes, o game tenha que ter mais foco na ação. Espero somente que no decorrer do game e na ida á Taus Volantis, o game retorne ao gênero que a consagrou, o Terror.

________________________________________ _______________________

As opiniões da coluna “PRIMEIRA VEZ” não condizem com a opinião final do jogo.

3 Respostas para “Dead Space 3: Isaac retorna no melhor estilo Jack Bauer?

  1. Eu fiquei muito satisfeito com o resultado final de Dead Space 3, e acho que não perdeu em nada , o clima de terror. Confesso que se fizessem um jogo da série “Alien”, no mesmo estilo de DS3, o jogo seria um sucesso pois tudo que em Dead têm, Alien : Colonial Marines, não têm… Certas partes trazem angústia e sofrimento de cadáveres que passaram por ali, e não tiveram sorte. As missões secretas são difíceis pois uma legião de inimigos partem para cima, e se você não estiver preparado , é esquartejado pelos sádicos monstros que habitam aquela estação.

  2. Bom , esqueci de ressaltar outro ponto. Salvei os dois jogos anteriores, e atualmente, estou na fase 17 de DS3. Comparado aos outros jogos da série. Gostei de DEAD 1 ( Suspense / Terror ) , DEAD 2 ( Terror / Ação ) porém este é o melhor na minha opinião ! DEAD 3 ( Suspense, Terror e Ação na dose certa )Graficamente falando, está muito superior aos outros dois games da série, com direito á Epílogo, ínicio, meio e Fim. Os títulos de Dead Space têm tudo que um título de survival horror teria , clima e atmosfera de Horror!

  3. Anito, na coluna “Primeira Vez” costumo jogar aproximadamente 1h do jogo e dar a “primeira impressão” dos jogos. Como diz o texto “As opiniões da coluna “PRIMEIRA VEZ” não condizem com a opinião final do jogo.”

    Pode ser que DS³ não tenha perdido o terror como muitos gamers proclamam, no entanto, nessa primeira jogatina, a impressão foi que perdeu bastante o foco no terro. A Princípio (Com base nessa primeira jogatina) DS³ é um excelente Game mas que perdeu um pouco daquela essência de terro (Algo na minha opinião aceitável já que as proporções do game aumentaram. Em DS¹ era somente Ishimura, agora são planetas. Então é normal ter mais ação)

    Sobre o terror, o meu “problema” com o jogo foi que em DS¹ logo ao se embarcar na Ishimura já começa os sustos… em DS³ em 1h inteira jogando não tomei um susto sequer… Mas, como disse, creio que mais para frente no game quando Isaac e cia estiverem novamente presos em uma nave, o terror retorne.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s