Mark of the Ninja: Um jogo ninja ‘de verdade’ no PC!


inf

  • NOME COMPLETO: MARK OF THE NINJA
  • PLATAFORMA: PC
  • DESENVOLVEDORA: Klei Entertainment
  • EDITORA: Microsoft Studios
  • ANO DE LANÇAMENTO: 2012
  • FORMATO: Download
  • GÊNERO: Plataforma 2D // Stealth

enredo

Um ataque das forças armadas se inicia em uma base ninja. Um homem sem nome desmaiado depois de receber uma tatuagem mágica é acordado por uma ninja chamada Ora. Após adquirir alguns equipamentos, o ninja está parcialmente preparado para derrotar otdos os soldados e salvar seu mestre, Azai, juntamente com seus outros companheiros.

Após resgatar Azai ainda no início do game, Azai diz a ele sobre os poderes mágicos de sua tatuagem e a lenda que a cerca, explicando que a tinta utilizada vem de uma flor especial que somente pode ser encontrada no deserto e que traz grandes habilidades, mas lentamente faz com que o utilizador fique insano. Para receber a tatuagem, o ninja tem que prometer cometer o Seppuku (Harakiri) assim que o ninja começar a sentir que está perdendo o controle da sua sanidade.

graf

Totalmente em 2D, o game lembra os primeiros games da série Ninja Gaiden só que ao contrário de Ninja Gaiden (Que nunca teve lá muitas coisas Ninja de verdade) você controla um verdadeiro Ninja que utiliza Kunais, Espadas, Mata silenciosamente, se esconde, pula paredes e etc. Além disso é praticamente imprescindível que tudo seja feito de maneira ‘Stealth’. Mas eu falo mais disso em Jogabilidade.

Como foi desenvolvido pela Klei, Mark of the Ninja compartilha do mesmo design gráfico da série Shank (Em breve primeira impressão). O Visual do game é bastante bonito e como já esperado, bastante leve também. O game conta com uma série de “CGs” que contam a história do game. Nessas CGs, o design dos personagens parecem ter sido retirados do Desenho Samurai Jack. (Alias, um game do Samurai Jack com o Design de Mark of the Ninja seria perfeito.)

Apesar do visual “infantil” o game assim como a série Shank não tem nada de infantil. (Ao menos, não o infantil da minha época por que hoje em dia…) Mark of the Ninja conta com assassinatos, sangue, e mortes a todo tempo (incluíndo as CGs).

sons

A trilha sonora e sons dos jogos são bons. A dublagem é bem feita e as músicas das fases geralmente são músicas que são comuns em ambientações ninjas, mas não chega a enjoar em nenhum momento.

3d

O nVision aponta que o game tem efeitos 3D excelentes mas não foi isso o que eu vi. Em estereoscópico, a tela fica avermelhada mas você não percebe nenhum efeito 3D. Mark of the Ninja poderia ser ainda mais fantástico como por exemplo, os games Rocketbirds Hardboiled Chicken e Rayman Origins se utilizasse o 3D, até mesmo por conta de ser um game leve e acessível para quase todos em 3D.

jogabi

Um dos pontos forte do game é sem dúvidas a jogabilidade. O Personagem principal possui uma excelente manuseabilidade e animações em movimento, diferente do que ocorre em Rocketbirds. Além disso, você conta com um arsenal de equipamentos como Kunais para destruir lampadas ou objetos, Gancho para se pendurar em locais especifícos, bombas de fumaça para escapar de um inimigo ou confundi-los, zarabatana, entre outros artefatos Ninjas. Pessoas que querem um jogo Ninja para PC com stealth, Mark of the Ninja é sem dúvidas a melhor opção (Apesar de ser em 2D).

O Game conta ainda com muitos elementos simples como os vistos em Splinter Cell Pandora Tomorrow para GBA, como se esconder atrás de portas para não ser visto e etc. No entanto, caso algum inimigo perceba a sua presença, fica praticamente impossível matar ele até que os inimigos ‘relaxem’ novamente. (Similar ao que ocorre em Metal Gear Solid).

No game ainda existe um sistema de in/visibilidade muito bom. Quando se está invisível, seu personagem fica negro enquanto visível, colorido. Além disso você ainda conta com uma espécie de “instinto ninja” que é possível saber exatamente quando um inimigo está se aproximando através dos seus passos além de saber qual o tamanho da área que o seu ruído irá afetar.

No game ainda é possível destravar habilidades e golpes ‘takedown’ alguns similares aos vistos nos jogos da série Batman Arkham. além de equipamentos novos e roupas novas para o seu personagem.

conc

Mark of the Ninja está disponível no Steam por R$24,99

MINHA OPINIÃO: Até o momento, a melhor opção Ninja para PC. Infelizmente, jogos do gênero Ninja + Stealth andam meio escaços, temos Ninja Blade que está mais para um Hack n’ Slash e também Mini Ninjas que apesar de ser ‘mais ninja’ não chega a ter uma qualidade vista nos jogos Tenchu ou Shinobido. Mark of the Ninja possui excelente jogabilidade, bom enredo e é recomendado para todos que se interessem pelo universo Ninja.

________________________________________ _______________________

As opiniões da coluna “PRIMEIRA VEZ” não condizem com a opinião final do jogo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s