Metal Gear Solid: Relembre o “surgimento da lenda” Solid Snake!


Escrito pelo ‘lendário’ Hideo Kojima e Desenvolvido para PSX e PC e posteriormente tendo um Remake para o Gamecube nomeado MGS: Twin Snakes, Metal Gear Solid é o 3° game da série Metal Gear contando com o ‘ex-aposentado’ Solid Snake como seu protagonista. O que muita gente desconhece, é que a série Metal Gear surgiu nos PCs tendo tido ports para o NES posteriormente. Para entender completamente os ocorridos em Metal Gear Solid, é necessário o conhecimento dos 2 outros games da série, que você poderá conferir logo a seguir.

METAL GEAR

A 200 km da região de Galzburg (Africa do Sul) existe uma fortaleza chamada Outer Heaven, um ‘estado’ militar que foi fundado por um lendário Mercenário nos anos 80. O mundo ocidental recebeu de sua inteligência um aviso de armas de destruição em massa que supostamente estariam sido contruidas dentro da base Outer Heaven.

Tentando descobrir mais sobre o ocorrido, Big Boss, o Lendário Soldado lider da organização FOX HOUND decidiu enviar seu melhor agente, Gray Fox, para a missão de se infiltrar na fortaleza. No entanto, dias depois, a FOX HOUND perdeu contato com Gray tendo como sua última transmissão apenas 2 palavras: “METAL GEAR”.

Big Boss então decide enviar Solid Snake (Até então recruta) para Outer Heaven a fim de resgatar Gray Fox e descobrir o significado da mensagem criptografada.

MAIS INFORMAÇÕES EM BREVE NO ESPECIAL “SAGA METAL GEAR”.

METAL GEAR 2: SOLID SNAKE

Em 1999, com o fim da guerra fria, a “corrida nuclear” aparentemente ficou esquecida no passado. Apesar disso, nem tudo ia bem no mundo. Uma série de problemas no mercado de combustível, surgiu uma nova ‘corrida’ pelo desenvolvimento de novas tecnologias que serviriam como fonte de energia, incluíndo a energia de fusão (nuclear). No entanto, a grande maioria dos veículos ainda eram abastecidos pela gasolina. Com as reservas de petróleo em níveis muitíssimo baixo, o mundo inteiro estava se preparando para tomar medidas drásticas, entre elas, perfurações de desertos em busca de mais petróleo (independente da dificuldade) ou desistir do petróleo e começar a investir em combustíveis renováveis.

Tudo isso se tornou desnecessário quando um cientista Tcheco chamado Dr. Kio Marv, desenvolveu uma nova espécie de alga, chamada OILIX. Essa alga poderia produzir petróleo através de hidrocarbonetos com baixo esforço. Marv apresentou a alga para a conferência mundial de energia in Praga, e a caminho dos EUA para mais uma demonstração, acabou sendo sequestrado por soldados de Zanzibar.

Sabendo do ocorrido, a NATO (Organização anti-terrorista do Atlântico Norte) descobriu que o Líder de Zanzibar planeja ter o mundo refém dele através do controle do suplemente de petróleo. Solid Snake que havia se aposentado, foi novamente convocado pelo novo comandante da FOX HOUND, Roy Campbell e enviado em missão para Zanzibar para resgatar Dr. Marv.

MAIS INFORMAÇÕES EM BREVE NO ESPECIAL “SAGA METAL GEAR”.

CRONOLOGIA

Como pode ser visto mais acima, apesar de em termos de lançamento Metal Gear Solid ser o terceiro game da série, Cronologicamente (Isto é, a ordem histórica dos enredos) Metal Gear Solid é o 7°. Sendo assim, tem muita informação a ser abordada (Em breve na coluna SAGAS) mas que para o entedimento de Metal Gear Solid, já basta essas.

enredo

Em fevereiro de 2005 na Ilha Shadow Moses uma base de armamento núclear, a organização FOX HOUND e a nova geração das forças especiais se rebelaram contra o governo dos EUA. Sobre o comando de Liquid Snake, decidiram criar um avançado sistema militar nomeado Metal Gear REX, uma gigantesca plataforma armada que estaria habilitada a lançar uma ogiva nuclear independente. Em troca de não efetuar o ataque, eles exigiram o corpo do maior soldado que já existiu, Big Bos, e através da terapia genética, eles poderiam criar um exército de super soldados.

Com a segurança do mundo em risco, Coronole Roy Campbell da secretaria de defesa dos EUA e formal comandante da FOX HOUND convocou Solid Snake que novamente estava aposentado, para sua “última” missão solo a fim de parar Liquid.

personagens

O Carisma dos personagens de Metal Gear Solid é imenso. Além disso, os vilões também tem um apelo emocional e carismático MUITO grande. Aqui nessa coluna postarei somente os personagens representando a FOX HOUND (moçinhos) e deixarei para o especial SAGA METAL GEAR todos os outros personagens.

SNAKE; MERYL; NAOMI ; OTACON ; ROY ; MEI LING ; MILLER ; NASTASCHA

  • SNAKE: Personagen principal e bastante sarcástico, Snake é um agente especial da Unidade FOX HOUND, Clone de Big Boss.
  • MERYL: Típica feminista (Igual minha namorada), Meryl é comandante e Filha de Roy Campbell.
  • NAOMI: Cientísta e bastante educada/elegante, Naomi não é o tipo de mulher que gosta de brincadeirinhas.
  • OTACON: Exímio cientista e fã de animês e robótica, Otacon é medroso e também um brilhante cientista.
  • ROY CAMPBELL: Após ter sido companheiro do Big Boss, Roy se tornou coronel e comandante da Fox Hound.
  • MEI LING: Responsável pela central de PD, Mei Ling é dócil e sempre procura conversar com Snake durante a missão.
  • MILLER: Mentor de Snake durante o treinamento, Master Miller aparece para dar algumas dicas a Snake
  • NASTASCHA: Especialista em armas, Nastascha oferece informações sobre qualquer tipo de armamento.

Snake possui um carisma imenso logo no primeiro game da série Metal Gear Solid. Ele faz o típico papel de ‘badass’. Logo de cara dá uma cantada em Mei Ling, é fumante compulsivo (Na missão Shadow Moses, ele engole um maço de cigarro para posteriormente vomitar e poder fumar) Além de um tremendo soldado. Snake é sem dúvida um dos maiores ícones em termos “badass’ do mundo dos games.

sobrejogo

Metal Gear Solid começa com Roy Campbell introduzindo Solid Snake a missão que posteriormente ficará conhecida como “Shadow Moses Incident”. Após a transmissão da informação, Snake precisar entrar na base militar, mas para isso precisa arrumar um meio de se infiltrar.

Após a infiltração na base, Snake avista um helicóptero HIND D (Helicóptero das forças armadas Russa). Snake se pergunta o por que de um helicóptero Russo estar pousando na base em Shadow Moses, no Alaska (Território dos EUA). Snake precisa se infiltrar na base militar para resgatar o Chefe das empresas Darpa (Darpa Chief) Donald Anderson e o presidente da Arms Tech Kenneth Baker para saber se os terroristas realmente possui uma arma que possa lançar um ataque nuclear em massa.

NOTA: Apesar de Metal Gear Solid ser uma sequência de Metal Gear 2, há uma falta de coerência no quesito ‘Metal Gear” (Robô). Snake e todos os demais parecem estarrecidos com a nova arma, no entanto, houve outros 2 Metal Gears antes de Metal Gear Rex, presentes em MG e MG2: Solid Snake (Metal Gear TX-55 e Metal Gear D).

Após finalmente encontrar Darpa Chief, quando ele está próximo a revelar informações a Snake, Anderson sofre um ataque cardíaco e morre instantâneamente. Snake recorre a Campbell pedindo orientação de como proceder. Enquanto isso, na cela ao lado, Meryl ouve todo o ocorrido e pensa que Snake matou Darpa Chief (Ao qual ela também veio resgatar e acabou presa). Meryl abre a cela onde Snake se encontra e procura saber informações de Snake mas, sempre astuto, Snake começa a utilizar a intimidação contra Meryl vendo que a mesma está com as mãos tremendo empunhando a arma. Logo após uma breve conversa, ambos são atacados por uma série de soldados.

Após o ocorrido, Meryl e Snake passam a trabalhar juntos, e Roy pede para que Snake cuide bem dela.

mecanica

O Game conta com uma visão um pouco diferente das versões seguintes. Metal Gear Solid possui uma visão “de cima” similar aos jogos da série Alien Breed (Em Breve ‘Primeira Vez’) Isso acaba trazendo uma beleza extra para o game já que com a visão mais distante dos personagens e cenários, o game fica ‘menos feio’.

Diferentemente de MGS2 e seus sucessores, Em MGS Snake não atira com a visão em primeira pessoa. Ao apertar ‘quadrado’, Snake empunha a arma e mira em um oponente ou objeto (não-automático) onde um laser com um ‘circulo’ no final diz se é um alvo “acertável” ou não.

Snake ainda possui habilidades de dar saltos para frente, utilizar o famoso sistema de lutas CQC, utilizar armas, granadas e explosivos além de equipamentos como Night Vision Googles, Binóculos e claro, o seu inseparável cigarro. O Cigarro tem uma função importante no game. Caso equipado, Snake consegue visualizar lasers que servem como sensores de presença, mas quando equipados, a vida (LIFE) de Snake vai diminuindo progressivamente.

Em Metal Gear Solid você fará uso do famoso CODEC. O Codec tem a função exclusiva de falar com personagens. Alguns dos personagens lhe fornecem informações ou funções, como é o caso de MEI LING que lhe oferece a função de salvamento do game. No entanto, se usado com sabedoria, o CODEC pode ser de grande ajuda já que uma chamada para a pessoa certa em determinada missão pode lhe auxiliar em como proceder em determinada situação.

conclusão

Existe uma versão de MGS exclusiva para PSP chamado Metal Gear Solid: Digital Graphic Novel que conta a história de Metal Gear Solid em forma de quadrinhos animado! Vale e muito a pena para quem é fã da série! você pode conferir o “filme” aqui.

MINHA OPINIÃO: Um dos melhores games da série já lançado e, na minha opinião, MUITO superior ao Metal Gear Solid 2. A minha intenção seria  criar esse artigo com a versão remake Metal Gear Solid Twin Snakes lançada exclusivamente para o Dolphin, no entanto, a versão de NGC se emulada, possui diversos glitches e um grande problema no audio (que é algo essencial na série devido a perfeição do enredo). Sendo assim, optei pelo jogo no vídeo ser a versão clássica de Playstation one. Metal Gear Solid pode ser considerado uma obra de arte dos games e, talvez, o melhor jogo de Playstation One.

Quer jogar Metal Gear Solid e e não tem PSOne? Saiba como jogar no PC clicando aqui!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s