Mini Ninja: Conheça Hiro, o “filho de Rikimaru”!


inf

  • NOME COMPLETO: MINI NINJAS
  • PLATAFORMA: PC
  • DESENVOLVEDORA: IO Interactive
  • EDITORA: Eidos Interactive
  • ANO DE LANÇAMENTO: 2009
  • FORMATO: DVD/Download
  • GÊNERO: Aventura // Stealth

enredo

A muito tempo atrás, um maligno Samurai e também lorde feudal foi banido do mundo, e uma era de paz e tranquilidade reinou sobre o império por mais de 300 anos. O sombrio castelo que ele havia construído foi abandonado e lentamente se tornou ruínas e vilarejos ao seu redor passaram a viver em paz. Com o passar dos anos, o segredo do poderoso Jutsu KUJI foi escondido em santuários ancestrais.

Um dia, algo mudou. Uma terrível tempestade caiu sobre as montanhas no distante horizonte. Inundações e terremotos começaram a acontecer nas “Flatlands”. Na montanha Ninja, o Mestre Ninja podia pressentir que algo terrível estava acontecendo no mundo. Misteriosos samurais estavam caçando e aprisionando animais por motivos misteriosos. A Verdade foi que o Maligno Samurai Warlord retornou e usando o jutsu proibido KUJI para transformar inocentes animais em Samurais guerreiros sem alma a fim de recuperar seu sombrio castelo e tomar controle de todo o mundo. Mas, usando o Jutsu KUJI para fins malignos, o demoníaco samurai estava novamente corrompendo a balança da natureza trazendo a ira dos deuses sobre a terra em forma de terríveis tempestades. Quanto maior era seu exército, maior e piores eram as tempestades.

O Mestre Ninja ainda se saber do que realmente acontecia, sabia que precisava descobrir e impedir que continuasse. Ele decidiu enviar seu melhor ninja para descobrir a verdade por trás das tempestades, mas ele não retornou. Decidiu enviar outro e outro um por um, nenhum deles retornaram. No Vilarejo Ninja só havia 2 ninjas restantes, Hiro e Futo. O Mestre Ninja então sem exitar, decidiu enviar seus últimos 2 ninjas, mas sabia que o destino do mundo poderia cair sobre as mãos dos dois.

graf

Feito com a tecnologia Cel Shading, Mini Ninjas possui extrema similaridade com o game Zelda Wind Waker. A Ambientação, personagens, modelagens e a forma como todos foram cartoonizados são de extrema similaridade. Menus e jogabilidade também são bastante similares ao game da Nintendo.

Gráficamente, até pelo ano em que foi lançado possui um visual bastante bonito mas nada TOP em termos de Cel Shading.  O Game possui efeitos de Depth of Field mas as configurações gráficas do game são bastante restritas praticamente se limitando ao uso de filtros antialiasing e anisotropic e ajuste de resolução.

Cheguei a testar o game em uma 8600 GT e o desempenho não foi muito satisfatório, então infelizmente o game pode ser um pouco pesado para quem tenha uma configuração mais modesta tendo que abdicar dos filtros e diminuir a resolução.

Os cenários do jogo são bastante bonitos e me lembraram bastante além de Wind Waker, o clássico Tenchu 2: Birth of Stealth Assassins. Talvez não tanto pela ambientação mas sim pela jogabilidade. Mas eu falo mais disso a seguir.

sons

A trilha sonora e sons do jogo é OK. Não é nada demais e sem muitas músicas. Percebi (A princípio) que o jogo não utiliza muitos recursos sonoros preferindo mais o som do ambiente. A Dublagem nas cutscenes por outro lado é bastante interessante mas os sons dos personagens ingame (Principalmente os inimigos) são um tanto enjoativos. Todos tem uma voz nipônica geralmente aguda. Isso pode irritar alguns players.

3d

O Game apresenta o efeito 3D de maneira boa, no entanto, quase todo o cenário pode ser visto de maneira duplicada na utilização do 3D, mesmo utilizando pouca profundidade. Não recomendo jogar esse game em 3D.

jogabi

Algo MUITO interessante nesse game é a jogabilidade que assim como falei mais acima, lembra bastante a de Wind Waker mas de maneira modificada para o lado Ninja. Sai os itens típicos da série Zelda e entra Shurikens, Espadas e Scrolls!

Logo de início durante o término do seu treinamento (Alias, o game já inicia muito parecido com Tenchu 2) e logo de início além de suas Shurikens, Hiro ganha o Kawarimi no Jutsu. Quem assiste ai Naruto deve saber do que se trata, mas para quem não conhece, se trata de um Jutsu (Mágica) que permite que o Ninja possua o corpo de outra pessoa. Em Mini Ninjas, você assume o corpo de animais ao seu redor para os mais variados fins. (Acredito que mais para frente, talvez aja missões em que é preciso controlar um pássaro para chegar a outro lugar e etc)

O Game ainda conta com alguns golpes comuns e Stealth onde o inimigo é morto automaticamente. Falando em inimigo, como o foco do game é infantil, quando um inimigo morre, ele automaticamente vira um animal. Isso acaba facilitando a ESRB já que não aparece cadáveres no game e é completamente coerente com a história já que os inimigos são animais transformados. Sacada de gênio!

Pelo que pude perceber a princípio, os Jutsu são adquiridos através de Santuários e que ao se oferecer uma flor, a flor se transforma em um Scroll. Vale ressaltar que para utilizar o Jutsu, é preciso estar com o Sroll “equipado” e em Mini Ninjas você somente pode equipar 1 item por vez.

O Game ainda possui um sistema de Chakra/Stamina que é retratado de maneira idêntica aos Ninjas do antigo Japão. Somente Hiro pode usar Jutsus, sendo assim, Hiro possui uma barra de Stamina que ao correr por exemplo vai diminuindo lentamente. Ao se usar um Jutsu como o Kawarimi, Essa barra de Stamina diminui mas a duração do Jutsu não interfere mais na barra de Stamina. Isso é, uma vez executado o Jutsu, uma certa quantidade de “MP” será utilizada mesmo que o jutsu tenha longa duração.

O Jogo é salvo ao se encontrar pequenos santuários em formato de casa. Ao apertar “A” sobre eles, o jogo salvará automaticamente em formato de Checkpoint. O Game ainda possui o “SNEAK MODE” Onde você ao apertar o LT (Ou botão do teclado correspondente) se agacha e fica ‘invisível’ aos seus inimigos.

conc

Mini Ninjas está disponível no Steam por R$16,99

MINHA OPINIÃO: Recentemente eu havia falado de Mark of Ninja como sendo um jogo ‘Ninja de Verdade’. Mini Ninjas apesar de temática infantil, consegue trazer para o jogador muito mais do universo Ninja que jogos adultos como Ninja Blade ou Ninja Gaiden. Mini Ninjas é recomendado para quem gosta do gênero Ninja e um bom game de aventura. Quem curtiu o Zelda Wind Waker deverá adorar também Mini Ninjas! Recomendado!

________________________________________ _______________________

As opiniões da coluna “PRIMEIRA VEZ” não condizem com a opinião final do jogo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s