Street Fighter III: 3rd Strike


Vocês provavelmente devem conhecer a série Street Fighter, poucos devem saber que a série foi completamente inspirada no jogo Yie Air Kung Fu e muito menos ainda jogaram o primeiro game da série (onde Ryu usava “sapatilhas” vermelhas) já que a série começou a se tornar mais conhecida a partir do segundo game. Aqui vocês podem ver um vídeo gameplay de toda a série.

Como já comum em toda série Street Fighter, Street Fighter III possui diversas versões que incluem interface melhorada e adição de novos personagens tendo versões chamadas SF III: New Generation; SF III: 2nd Imact e SF III: 3rd Strike (Final) que é a versão utilizada no vídeo do post.

Street Fighter III foi lançado para Arcades, Playstation 2, Dreamcast e posteriormente para X360 e PS3 via download.

personagens

Como todo jogo de luta, e como já de costume na série, Street Fighter III conta com a adição de diversos personagens e a exclusão de muitos personagens ‘chave’ da série. Muitos desses personagens foram substituídos por outros com características similares.

Todos os personagens selecionáveis de Street Fighter III: 3rd Strike

  • KEN – Decidiu entrar no torneio ao saber que Ryu havia entrado.
  • RYU – Como já tradicional na série, Ryu entra no 3° torneio para melhorar suas habilidade e encontrar podersosos oponentes.
  • CHUN LI – Está em busca de um jovem orfão que estava sobre sua guarda e foi sequestrado.
  • AKUMA – Em SF3, a intenção de Akuma é retirar o Shun Goku Satsu do organizador do torneio Gill
  • YANG e YUN – Lutadores de Kung Fu, os irmãos gêmeos são sobrinhos de Lee, um antigo personagem da série.
  • SEAN – É o substituto de “Dan” e fã de Ryu. Na minha opinião, o Brasileiro mais digno da série.
  • ELENA – É uma princesa africana lutadora de capoeira que apenas busca fazer amigos.
  • IBUKI – É uma aspirante a Ninja que entra no torneio como seu exame de graduação final.
  • MAKOTO – Uma jovem garota que pretende restaurar o seu dojo no estilo Rindoukan.
  • DUDLEY – Um Boxeador britânico que entrou no torneio para se tornar membro da realeza.
  • HUGO – Um lutador profissional que quer encontrar um poderoso parceiro para lutas.
  • URIEN – Irmão caçula do organizador do torneio Gill. Ele pretende retirar o Shun Goku Satsu dele.
  • ALEX – É o personagem principal de Street Fighter III. Alex é uma mistura de Guile com T Hawk. Também é mais carismático que ambos.
  • ORO – Um eremita que pretende encontrar um lutador digno de herdar seu estilo de luta.
  • NECRO – Um russo que foi sequestrado e obrigado a fazer parte do projeto “Illuminati”.
  • TWELVE – O Primeiro soldado criado com sucesso pelo projeto Illuminati. Agora, sua missão é matar o prototipo NECRO.
  • “Q” – É um homem misterioso. A única coisa sabida sobre ele é que sempre que ele aparece, um desastre ocorre.
  • REMY – Odeia todos os lutadores desde que seu pai desapareceu e sua mãe morreu.

Apesar de considerar um dos melhores Street Fighters lançado, Street Fighter III mesmo com a adição de alguns personagens (já citados) em relação ao 2nd Impact, grande parte dos personagens utilizados não tem um apelo carismático grande. Twelve, Q, Oro, Remy e Urien para mim são completamente dispensáveis. Creio que para finalizar e superar o Street Fighter Alpha 3 (Na minha opinião, o melhor de todos) faltou personagens mais carismáticos. Dos clássicos, ficaram somente Ryu, Ken, Chun Li e Akuma. Um dos poucos personagens apresentados aqui que creio que deveria ser utilizado em mais jogos da série é o Alex.

sobrejogo

Você pode não saber, mas Street Fighter III cronologicamente se passa depois dos eventos de Street Fighter IV. Street Fighter III ainda conta com efeitos de animações bastante elevados para a época (1999) em 2D. Algo que só passou a ser visto em jogos como King of Fighters XI. A Mecânica também é bastante similar ao SF4 onde você antes de iniciar uma luta, escolhe qual tipo de golpe especial irá utilizar (Cada personagem possui 3).

Foi também implementado um sistema de Parry que permite o jogador se esquivar de um golpe e se utilizado no tempo certo, o oponente poderá ficar paralisado (nocauteado) por alguns segundos. Os especiais no jogo também são um diferencial interessante. Apesar de não ter excelentes animações, (Geralmente são similares aos especiais em SF4 só que com menor produção) retiram menos energia que outros games da série (O que para mim é algo bom) o tornando uma pratica relativamente comum durante um round.

O Grande ‘defeito’ de Street Fighter III é sem dúvidas o Boss Final. Gil é um homem “meio-a-meio” onde metade do seu corpo é pintado de vermelho e a outra metade de azul. Como se não bastasse isso, tem longos cabelos loiros e o seu traje para combate é uma cuequinha branca. É muito pesadelo para qualquer homem que esteja jogando isso… Acho que Gill é sem dúvida um dos piores Boss da história do Street Fighter e de jogos de luta em geral.

conclusão

MINHA OPINIÃO: Um dos melhores Street Fighters já lançado superando o Street Fighter IV. Só não o considero melhor que SF4 Arcade Edition pois o número de personagens carismáticos e clássicos em SF4: AE é imenso. Acredito que a Capcom deva voltar a origem 2D e fazer um game similar ao KOF XIII em termos de design gráficos. Com certeza agradaria muito os fãs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s