PS2: Guia de configuração do emulador PCSX2 [Video Tutorial]


PCSX2 é o melhor emulador de Playstation 2 disponível. No entanto, para usufruir do programa, você irá precisar da sua BIOS do PS2. Aprenda aqui como fazer dump da sua BIOS através de uma porta USB ou você também pode procurar na internet e fazer download.

PASSO 1: Configurando o PCSX2

Faça download do PCSX2 1.0 no site oficial clicando aqui.

NOTA: Você também pode fazer download de uma SVN mais recente clicando aqui no entanto, algumas SVNs podem ser instáveis. Esse tutorial foi feito baseando-se na SVN 5452 ao qual você pode fazer download através do nosso HD Virtual

Com o PCSX2 em mãos, execute o aplicativo e você verá uma janela para escolha de idioma. Deixe em default pois o PCSX2 identifica automaticamente o idioma correspondente de acordo com o idioma do seu S.O.

Clique em “próximo” e a seguinte janela aparecerá:

Aqui, escolheremos os plugins que serão utilizados como padrão no emulador. As configurações aqui irão variar de acordo com o Hardware do seu computador e tentarei explicar de maneira simples e resumida.
  • GS corresponde ao plugin gráfico. É aqui que você irá configurar o plugin que é responsável pela renderização dos gráficos.

Escolha o Plugin GS de acordo com a maior instrução suportada pelo seu processador. (Instale o CPU-Z caso não saiba) Como estou atualmente com um Core i3, no tutorial utilizarei o plugin com instruções AVX suportadas pelos processadores Sandy e Ivy Bridge.

Clicando em Configurar, a seguinte janela aparecerá:
Como possuo uma placa de vídeo com suporte a DX11, a opção estará habilitada. Caso não possua, somente usará o DirectX 9. Caso seu PC não seja bom, recomendo que deixe as configurações assim:
  1. RENDERER – DX9
  2. D3D ENHANCEMENTS – Habilite a caixa “native”
  3. HARDWARE MODE – Desabilite ‘Texture Filtering”

Como meu PC é razoável e jogo em Modo Janela, usarei as configurações como na imagem acima. Lembrando que nas configurações do plugin é possível configurar a resolução de Tela, habilitar Shaders, Anti-aliasing e a Resolução Interna ao qual faz com que o game melhore de qualidade graficamente mas em troca pode causar certos glitches e uma perda de Frames.

  • PAD é onde você irá configurar o plugin responsável para configuração dos controles simulando um controle de PS2 seja no teclado ou um gamepad.
É hora de configurar o Gamepad ou teclado. Clicando em configurar a seguinte janela aparecerá:
Como utilizo um controle X360 For Windows, bastou selecionar em DEVICE DIAGNOSTICS o gamepad DX XBOX 360 For Windows (Controller) para que fosse automaticamente configurado os botões. Caso o seu gamepad não for diagnosticado ou você for usar o teclado, vá na aba PAD1 e configure.
  • SPU2 é onde você irá configurar o plugin responsável pela criação e reprodução dos audios do game emulado.
  • CDVD é onde você irá configurar o plugin responsável pela reprodução do DVD do game ou ISO.

As opções citadas acima não precisa de configuração. Somente altere o plugin CDVD caso for jogar utilizando o Leitor de DVD do seu PC no entanto, Não é recomendado tal atitude pois poderá haver queda de FPS além da sobrecarga do seu leitor. Procure utilizar ISOs.

Terminado, aperte “próximo” e a seguinte janela aparecerá:

Aqui, aparecerá a lista de BIOS que você colocou na pasta do emulador como falado anteriormente. (A BIOS geralmente são arquivos SCPHXXXXX.bin. Portanto, se estiver em .rar ou .zip, descompacte!)
Selecione a BIOS que desejar. é recomendado a BIOS americana (USA). Aperte Concluir.

PASSO 2: Otimizando o Emulador

Feita a configuração inicial do emulador, agora já com a sua interface e o console ao seu lado direito, vamos a segunda e crucial etapa na configuração do emulador.

Clique na Aba CONFIGURAÇÃO e em seguida clique em CONFIGURAÇÕES DE EMULAÇÃO.

Uma janela com opções de configurações do CORE do emulador aparecerá. Caso não tenha idéia de como proceder, siga EXCLUSIVAMENTE o Tutorial e evite mexer nas opções não citadas por nós para que você não tenha complicações.

Na parte superior da janela aparecerá opções EE/IOP, VUs, GS, Janela de GS, Hacks de Velocidade e Correção de jogos. Deixe as abas EE/IOP, VUs e GS como já está por padrão no emulador.

Em JANELA GS, configure a seu gosto a resolução de tela e outras opções. Caso não saiba como manusear, deixe como está.

  • HACKS DE VELOCIDADE

Em Hacks de Velocidade, deixe exatamente como na imagem acima.

Aperte OK.

PASSO 3: Rodando um Jogo

Para executar um jogo, vá até o menu CDVD e escolha a opção Seleção de ISO. Utilizando o Explorer, procure por um arquivo ISO de um game de PS2 e clique sobre ele 2x. Agora, vá em SISTEMA e escolha uma das 2 opções disponíveis:

  1. CARREGAR CDVD (COMPLETO) – Carrega o jogo incluindo a introdução da BIOS do PS2
  2. CARREGAR CDVD (RÁPIDO) – Carrega o jogo pulando a introdução da BIOS do PS2.

PASSO 4: MEMORY CARDS

Com o PCSX2 você pode ter infinitos Memory Cards. Basta copiar os arquivos da pasta memcards e deletando os saves exixtentes do arquivo cópia. Para acessar o Menu de Memory Cards com o emulador (E menu de configuração do PS2) Na interface principal do Emulador, vá em CDVD e clique em SEM DISCO

Vá em Sistema e em seguida clique em Carregar CDVD.

Clique em ROTINA DE PESQUISA já na BIOS do PS2 e faça o manuseio dos seus Save Game.

PASSO 5: SHADERS

O PCSX2 suporta melhorias visuais com a utilização de Shaders. Para Saber como utilizar, assista o vídeo no início do Post. Os arquivos dos Shaders estão no Nosso HD Virtual

  • PC Utilizado para testes:

CPU: Intel Core i3 2100 Sandy Bridge 3.10GHz
MoBo: Gigabyte H61M D2-B3
RAM: 4GB DDR3 1333MHz
VGA: 
EVGA GTX550 Ti

27 Respostas para “PS2: Guia de configuração do emulador PCSX2 [Video Tutorial]

  1. Nossa mano muito obg cara vc é genial fazia anos que eu procurava algo que me ajudasse a rodar ps2 no pc e finalmente achei algo que realmente prestasse vlw mesmo!!!

    • Basta usar os plugins de vídeo da versão SVN do emulador. Vale lembrar que só aparece DX11 se a sua VGA tiver suporte o DX11, caso contrário não aparecerá.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s