ANDROID: Guia de Configuração do Emulador de GBA


ATENÇÃO! ESSE POST UTILIZA UM EMULADOR DEFASADO E DEVE SER UTILIZADO APENAS COMO REFERÊNCIA. PARA A EMULAÇÃO DE GBA EM ANDROID, UTILIZE O EMULADOR MY BOY!

Que o Android já é um excelente S.O não é novidade, juntamente com o suporte de diversos Dev’s e com tamanha repercussão, não é de se estranhar que em breve apareceriam os emuladores, principalmente pelo fato de que a cada dia, os dispositivos portáteis vem recebendo hardwares cada vez mais potentes, tanto é que hoje já encontramos smartphones com processadores Dual core, 1GB de Ram  e boa GPU que superam consoles portáteis como o 3DS e PSVita (Em termos de hardware e não necessáriamente 3D)

Então eu trago hoje para vocês o Gameboid. Um emulador Free de Gameboy Advance (Não emula GB e GBC) que funciona na grande maioria dos dispositivos portáteis. Todos os testes foram feitos em um Samsung Galaxy Y que possui um Hardware bastante limitado e mesmo assim correspondeu muito bem a emulação.

WAVE GAMER VIRTUAL FOLDER DOWNLOAD: GAMEBOID APK

PASSO 1: BIOS

O Gameboid necessita da BIOS do GBA para rodar, sendo assim, muitas pessoas preferem utilizar o emulador My Boy GBA disponível na Android Market já que esse não necessita de BIOS, o problema é que esse emulador é Pago e em sua versão free possui diversas propagandas que ficam aparecendo na tela (E consequentemente consumindo mais bateria). Como em termos de desempenho é o mesmo do Gameboid, realmente não vejo por que não utilizar o Gameboid.

Ao Iniciar o Gameboid, a tela abaixo aparecerá, e você deverá ir até a localização da BIOs e clicar nela para que o emulador reconheça o arquivo. Recomendo deixar uma pasta nomeada como SDCARD\Emuladores\GBA\BIOS.

Feito isso, o emulador agora mandará você buscar por ROMs no seu cartão SD, sendo assim, você precisa ir até o diretório onde estão localizadas as roms. Recomendo criar uma pasta com caminho similar a esse: SDCARD\Emuladores\GBA\ROMS

PASSO 2: Configuração de Vídeo e Som

Por default, o emulador vem com uma opção de Frameskip automatico para os jogos, isso ocorre por que algumas pessoas podem não ter um smartphone ou outro dispositivo rodando android com o hardware suficiente para ter uma boa emulação (Similar ao Visual Boy Advance) então habilitando o Frameskip impede que o emulador rode lento. O Problema é que em troca dessa velocidade, pula-se quadros (frames) do jogo fazendo com que o jogo não pareça tão fluído.

MENU > SETTINGS > AUDIO & VIDEO SETTINGS > FRAME SKIP MODE

Aqui você deve escolher a opção MANUAL.

MENU > SETTINGS > AUDIO & VIDEO SETTINGS > MAX FRAME SKIP

Aqui você deve escolher a opção 0.

Com essa configuração acima funcionou perfeitamente bem no Samsung Galaxy Y S5360, mas caso você tenha um smartphone/tablet com hardware inferior a esse, é recomendado que você deixe com essas configurações como vem (AUTO e 2)

Em Audio & Vídeo você ainda possue outras opções como:

PASSO3: Configuração de Controles

 

INPUT SETTINGS > VIRTUAL KEYPAD SETTINGS

Em D-Pad + Buttons Layout, eu recomendo que marquem a opção BOTTOM + TOP. A disposição dos dedos com essa configuração é bastante favorável para quem jogará jogos que fazem usos dos botões L e R.

3 Respostas para “ANDROID: Guia de Configuração do Emulador de GBA

    • Cheguei a testar sim e ambos funcionaram no entanto, cheguei a testar o GS 1 no gPSP (Emulador de GBA para o PSP) e ele “crasha” o PSP pouco depois do evento em que Isaac en ontra 2 carinhas que foram responsaveis pelo desastre na vila… não sei afirmar se isso tbm ocorre no Gameboid (já que o gpsp é mais estavel que o gameboid).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s