Tomb Raider (2013): Sofrimento, dor e superação!


inf

  • NOME COMPLETO: TOMB RAIDER
  • PLATAFORMA: PC
  • DESENVOLVEDORA: Crystal Dynamics
  • EDITORA: Eidos // Square Enix
  • ANO DE LANÇAMENTO: 2013
  • FORMATO: DVD/Download
  • GÊNERO: Aventura // Sobrevivência

enredo

O Enredo do game é bastante “simples”. Lara, 21 anos acaba de se formar na Universidade e começa sua jornada em busca de relíquias perdidas. Lara quer desvendar mistérios de seus supostos antepassados e para isso decide junto com seu professor e amigos partir em uma expedição pelos mares. Já sem rumo ou de pistas de como continuar, a equipe parece desolada mas Lara diz que provavelmente o Triangulo do Dragão é o lugar a ser alcançado. A tripulação do navio discorda e acha arriscado mas o capitão decide apoiar Lara. Ao entrar no Triangulo do Dragão, A tripulação se vê presa em uma ilha e agora precisam sobreviver e sair de lá.

graf

Tomb Raider é o primeiro game a trazer a tecnologia TresFX que trás um realísmo visual incrível mas que somente pode ser visto nos cabelos de Lara, similar ao PhysX da nVidia. O grande problema é que com esse recurso ativado, o jogo fica extremamente pesado chegando a perder entre 10~15 FPS somente pelo recurso ativado. Em VGAs nvidia a situação fica ainda mais crítica.

O Efeito é realmente superior aos efeitos dos cabelos visto em Alice Madness Returns no entanto, é uma comparação de um game de 2009 com outro de 2013, e mesmo assim, dependendo do momento a fluidez dos cabelos de Alice parece superior ao de lara. As expressões faciais também são um show a parte (Principalmente de Lara) que quando está com frio “bate o queixo”, e realmente soa preocupada com a situação que se encontra.

Tirando esse efeito, o game continua com gráficos expetaculares e conta também com texturas de altíssima resolução. O início do game lembra bastante Prince of Persia Warrior Within na chegada de Prince á Island of Time.

Existe diversas configurações gráficas no game e diferente de Crysis 3, a uma diferença gritante entre o LOW e o ULTRA tanto em termos gráficos quanto em termos de desempenho.

sons

A trilha sonora do jogo após essa 1h jogado não deu para se resume a sons tribais e de altíssima qualidade mas a grandiosidade do game está na dublagem do jogo. As cutscenes são impecáveis mas o diferencial mesmo é o dialogo e a interação que Lara terá com você no decorrer do gameplay. Lara fala consigo mesma e se prestar atenção no que ela diz, saberá como proceder. A mulher que “dá a voz” a Lara é a Atriz Camilla Luddington e faz isso com maestria.

jogabi

O Game lembra muito Far Cry 3 no conceito geral, Uma Ilha, lunáticos, resgatar grupo de pessoas, sobreviver, criar itens… tudo isso está presente em Tomb Raider, no entanto de maneira mais linear. O Game conta com uma jogabilidade padrão no entanto mais travada que dos anteriores jogos da série. E durante o gameplay, enfrentei diversas QTE onde deveria apertar botões ou fazer determinadas ações, não acho ruim no entanto um pouco mais de liberdade (Que eu não sei se terá mais para frente!) seria bem vinda.

O jogo assim como Hitman Absolution conta com um sistema de “Caça itens” em Tomb Raider nomeado de Survival Instinct. Nesse modo, a tela fica em tons de cinza e os itens interativos serão mostrado facilitando a resolução dos puzzles. Eu particularmente acho que os jogadores NÃO deveriam utilizar essa função, perde bastante a graça do jogo!

Você terá que sobreviver durante o game então terá que caçar animais encontrar fogo e outras coisas, no entanto, nesse primeiro gameplay não ficou muito claro como acontecerá isso. Não se sabe se será pré-determinado ou se haverá algo como a barra de Stamina de Snake em Metal Gear Solid 3.

O drama de Lara é muito grande no jogo e você criará automaticamente um laço de amizade com ela (Principalmente pelo fato dela falar bastante) e que tornará o jogo ainda mais dramático. Lara sofre MUITO no jogo e como as expressões faciais e dublagem são excepcionais, passa realmente uma certa apreensão para quem está controlando.

O Game conta com alguns itens escondidos para que você os encontre e um sistema de Skills que vai aumentando de acordo com os seus feitos. Nesse sistema (Similar a ACIII e FC3) você faz upgrades e adquire novas habilidade para ajudar Lara a sair dessa.

conc

Tomb Raider está disponível no Steam por R$84,99

Tomb Raider além de dar um Reboot na série será um dos precursores (Assim como I am Alive) do gênero Adventure Survivor. O Jogo conta com um interessante e realísta plano de fundo e durante o gameplay você sentirar ‘feelings’ de grandes jogos como Warrior Within, Far Cry 3, Assassin’s Creed III e o próprio Tomb Raider. É um jogaço e apesar de não ter zerado ainda, recomendo para todos! Creio que uma música que ficaria muito bem nesse jogo é a Heaven’s Divide de Donna Burke mas Kojima (Gênio) se antecipou e tacou no Metal Gear Solid Peace Walker.

________________________________________ _______________________

As opiniões da coluna “PRIMEIRA VEZ” não condizem com a opinião final do jogo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s