Final Fantasy III: O Remake de um clássico em 3D!


Alguns de vocês sim mas garanto que a maioria de vocês nunca jogaram a série Final Fantasy Completa ou, se jogaram, só passaram a conhecer a partir de Final Fantasy VI no PSone. Eu mesmo sou um desses, até hoje já joguei um pouco de FF7 e FF8, joguei bastante FF10 e zerei o (para mim) lendário FF9.

FF3 e FF4 dizem ser um dos melhores Final Fantasy já lançados. É isso mesmo, o pessoal paga pau pro FF VII mas parece que em termos de enredo o FF III e FF IV dão um show. Eu particularmente entre os lançados para o PSOne prefiro o FF IX, mas nunca experimentei nenhum FF Old school (FF I ~ FF VI) então ainda não posso argumentar qual o melhor.

Eu sabia da existência do Remake de FF III e FF IV para o Nintendo DS, no entanto, o que eu não sabia é que FF III do DS foi portado para o PSP em 2012! O PSP também tem uma versão de FF IV no entanto, diferentemente do Nintendo DS, essa versão é toda em 2D.

Gráficos superiores mas não espere nada em HD!

Em relação a versão do Nintendo DS, o jogo ganhou um Upscale e alguns filtros, no entanto, diferentemente de GTA Chinatown Wars, o jogo não foi refeito e sim portado do Nintendo DS para o PSP. Apesar de nas CGs os personagens parecerem esguios e adultos, durante o gameplay os personagens tem o visual “Baby” idêntico a versão do Nintendo DS só que em melhor resolução e com menor quantidade de pixels saltando pela tela. Parece que aplicaram algum filtro “Smoothing” no game.

Os cenários também são todos (Ou grande parte deles) em 3D. Podendo dar um Zoom no cenário ou retira-lo apertando os botões L ou R. Algo que me chamou a atenção também é que os itens equipados nos personagens aparecem com o personagem no momento das batalhas. Se você equipar um escudo, ele aparecerá no braço do seu personagem.

Durante o gameplay eu notei certas similaridades gráficas entre o novo jogo a ser lançado para o 3DS nomeado Bravely Default.

Trilha Sonora Nostálgica e excelentes efeitos sonoros!

Em FF III você possui a opção de escolha de Trilha sonora, se você deseja a clássica old school ou a nova e remasterizada. Escolhi a Remasterizada e todos os sons estão impecáveis e em excelente qualidade. As músicas clássicas de FF durante as batalhas e após também estão presentes!

Infelizmente o game não possui nenhuma dublagem. É realmente uma pena e eu acho que poderia ser interessante no entanto, por ser um Remake 3D, creio que eles quiseram deixar a essência da série.

Jogabilidade Old School!

A jogabilidade é a clássica dos Final Fantasy, e muito similar aos jogos de PSOne no entanto, com o acréscimo dos “Jobs” que são a “Profissão” dos personagens. Se não me engano (E posso muito bem estar) similar aos existentes em Final Fantasy VI e VII.

Tudo clássico e padrão mas o que realmente me chamou a atenção nesse jogo foi o grau de dificuldade. Eu joguei FF IX e apesar do grupo Tantalus já serem guerreiros experientes, a dificuldade inicial entre esses 2 jogos é muito diferente. Em FF III na primeira 1 hora de jogo eu morri umas 5 vezes para monstros na florestas. Equipar itens de defesa é essencial e o uso de potions é uma constante no Game. Enquanto você após ganhar uns 5 levels tem um HP de aproximadamente 50, monstros na floresta como o Berseker pode tirar 20 pontos de HP de Luneth (Personagem principal). é realmente desafiador.

Enredo com início Minimalista mas promissor!

Acostumado com os mais recentes jogos da série Final Fantasy podem estranhar o início pacato de Final Fantasy III. O jogo inicia com Luneth caindo em um buraco que foi criado após um terremoto. Luneth começa a investigar a “Dungeon” e no caminho se depara com um Cristal que diz que o mundo corre perigo e que Luneth é um dos escolhidos para trazer luz ao mundo antes que o fim ocorra. Além disso, existem outros escolhidos e Luneth deve encontra-los para ajuda-lo durante sua missão.

Até ai nada de muito motivante ou realmente inovador (Até por que é o enredo de um game de 1990) no entanto, com o caminhar da trama, coisas interessantes do Passado de Luneth começam a vir a tona e você começa a se interessar pelo enredo.

O Game também conta com um “problema” nos loadings, eles são um pouco demorados mas nada que chegue a irritar. creio que isso se deva a algum possível problema na hora do port do game.

FINAL FANTASY III é um jogo oldschool com conceito minimalista e que vai se tornando em grandes proporções  Personagens carismáticos, bom design e sistema de lutas. É um jogo que todo fã da série Final Fantasy deveria jogar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s