Sol Trigger: Uma fusão de títulos em uma jornada na libertação do “Sol”!


Alguns de vocês podem nunca terem ouvido falar em Final Fantasy Type-0, até mesmo por ser um jogo que não foi localizado, ou até mesmo da série Persona. Eu particularmente só fui conhecer Persona quando trabalhava em uma empresa no Centro do RJ e o Vittau (Membro do blog) me apresentou o jogo.

Infelizmente, o jogo não foi localizado e provavelmente nunca será. Pesquisando pela internet, não encontrei nenhuma tradução em andamento feita por fãs.

Desenvolvido e publicado pela Image Epoch e lançado exclusivamente para o PSP em Outubro de 2012, Sol Trigger é “somente” a fusão de 2 grandes séries, Persona e Final Fantasy.

Enredo inspirado em Final Fantasy VII!

O Jogo se passa em um futuro distante na cidade Kaiserhald, que aparentemente é a “capital do mundo”. No universo do Game, “Sol” tem o poder de criar milagres, mas é controlado por Kaiserhald e sua “Maquina religiosa” (Machine Church). O “Sol Trigger”, é um grupo de pessoas que se opoem ao corrupto uso do Sol e lutam para que esse mal uso acabe.

Todo o enredo é muito similar ao enredo de Final Fantasy VII com o grupo Avalanche liderado por Cloud lutando contra a Shinra pelo mal uso dos recursos do planeta e consequentemente um eminente cataclismo.

Apesar de ser em Japonês, o “Sol” citado no jogopode ser o nosso Sol ou algo como um “Deus do Sol”. No vídeo acima, foi feito uma Legenda (Em Inglês) da abertura do jogo para que vocês possam entender melhor o enredo, no entanto, recomendo parar o vídeo aos 5:13 caso não queiram ver spoilers do Gameplay inicial.

Excelentes Gráficos, Menus e Arte Conceitual!

Os gráficos são do nível de Crisis Core Final Fantasy VII no entanto, dependendo do ambiente, algumas vezes consegue superar. A Modelagem dos personagens também é muito boa assim como a animação das faces.

As texturas são de boa qualidade (Sempre levando em consideração ao fato de ser um Console Portátil) e mesmo as texturas “lavadas” tem uma qualidade bastante aceitável. Os menus do game são um espetáculo a parte e também bastante similar aos menus de Persona 3 Portable.

O Design dos personagens apesar de serem uma “Cópia~Negra” dos designs de Final Fantasy Type-o (Incluindo as armas e etc que tem bastante similaridade) também são muito boas tanto nos dialogos, menus, na hora do combate e etc.

Trilha Sonora e Sons Cativantes!

A Trilha sonora do game assim como a dublagem foi algo que me impressionou. Apesar de não haver dublagem em todos os dialogos do game, quando há (Que são bastante vezes) são de bastante qualidade. Idem para a trilha sonora que me pareceu bastante promissora e coerente com o game. As músicas não são repetitivas e nem enjoativas.

Jogabilidade Clássica com mecânica nova!

Algo que de início me frustrou foi a jogabilidade na hora dos combates. Os personagens não aparecem na tela ficando somente os “ícones” dele com os status dos mesmos na parte inferior e os inimigos, similar a alguns clássicos RPGs. No entanto, os personagens principais aparecem quando irão executar uma ação mais avançada como a utilização de Skills.

O Jogo conta com um sistema já característico dos RPGs contando com opções de efetuar um Ataque Comum, utilizar Skills, Itens, se defender ou fugir da luta. Apesar de ser um jogo em Japonês, os Menus principais estão em Inglês, no entanto, somente isso mesmo. Todos os Itens e Skills continuam em Japonês, mas ao menos dá uma aliviada na tela de combate.

O Jogo conta com um sistema de Turno similar ao visto em Final Fantasy X que é exibido na parte superior da tela. Como novidade, o jogo traz um sistema de “Trigger” onde você utiliza “Sol Points” (MP) para efetuar ataques mais poderosos através dos botões L ou R, só que isso só estará habilitado somente quando for utilizar as skills dos personagens. E se uma Skill custa 10 Sol Points, ativando o Trigger no máximo poderá lhe custar o dobro de Sol Points em troca do Dobro de dano no oponente em um único turno. Ou seja, é uma faca de 2 gumes. Use com moderação.

O Jogo a princípio conta com 6 personagens controláveis mas que na hora do combate, somente os 4 de sua Party lutarão. Na foto abaixo, da esquerda para a direita estão EMA, VALTER, FAREL, CVRIL, SOPHY e GUSTAF:

Assim como fiz em Naruto Konoha Senki, eu pretendo fazer um Walktrough/FAQ desse game e um quick guide sobre os menus em (*.txt) para você ler enquanto joga (Como? Aguarde as próximas dicas pro PSP!) e auxilia-lo nessa jornada. Mas não espere nada !para ontem”!

SOL TRIGGER é sem dúvida para os jogadores ocidentais mais uma “Underrated Gem”. O Game tem apelo visual e de enredo enorme e possui grande potencial. Para quem possui um PSP, vale a pena jogar (Mesmo que sem tradução).

2 Respostas para “Sol Trigger: Uma fusão de títulos em uma jornada na libertação do “Sol”!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s