Papo & Yo: Abuso, Fantasia, Favela e Arte!


INFORMAÇÕES

NOME COMPLETO: Papo & Yo
PLATAFORMAS: PC // PS3
DESENVOLVEDORA: Minority
EDITORA: Indie
ANO DE LANÇAMENTO: 2012
GÊNERO: Puzzle // Aventura // Artístico
DOWNLOAD: STEAM – R$24,49

SOBRE O JOGO

Anteriormente exclusivo de PS3, Papo & Yo dá as caras agora no PC através da Steam e traz um enredo de fantasia misturado com a realidade. O Jogo se passa em uma favela brasileira onde você controla Quico, um garoto que aparentemente junto com suas irmãs, irmãos e mãe sofrem maus tratos de seu pai.

Para fugir dos maus tratos, Quico parece se teleportar para um mundo paralelo onde o mundo se torna interativo e mágico. Papo & Yo irá te lembrar bastante de Alice Madness Return e ICO.  No decorrer do jogo, Quico encontrará alguns amigos como o Robô “Lula” (Não, não é o nosso ex-presidente).

GRÁFICOS

Apesar de Indie, sendo um exclusivo de PS3 era de se esperar bastante qualidade gráfica e foi justamente isso o encontrado em Papo & Yo. O Game possui excelentes texturas e definição assim como bonito cenário e efeitos como Depth of Field e apesar da modelagem dos personagens não serem das melhores, não chega a comprometer.

O Game também não foi portado de maneira porca. Possui diversos ajustes visuais e gráficos como podem ser vistos na imagem abaixo. Além disso, o game foi muito bem otimizado e mesmo a 30FPS, possui uma fluidez impressionante (Característica carimbada dos consoles). Em um i3, 4GB DDR3 e GTX 550ti, consigo sempre 60 FPS ou mais em uma resolução de 1366×768.

O Ponto forte do game não são os gráficos realistas (Apesar de em certas partes impressionar) e sim o teor artístico e como o cenário se transforma completamente lembrando jogos já citados anteriormente como ICO e Alice Madness Return mas também poderá lhe lembrar Prince of Persia 2008 e o clássico Heart of Darkness.

EFEITOS 3D

O Game não possui um bom suporte ao 3D tendo alguns objetos distorcidos e/ou que não apresentam a profundidade necessária para que o 3D seja corretamente visualizado. O Jogo foi testado utilizando o Driver 314.22 da nVidia.

SONS E TRILHA SONORA

A trilha sonora do game é bem brasileira contando com diversos sambas e músicas de capoeira. A sonorização do game é excelente e a qualidade do audio impecável. Aqui você pode conferir uma palhinha de como é a trilha sonora do game composta por Brian D’Oliveira. E se te interessar muito, ela esta disponível para download por U$5.

As falas do game são mínimas sempre feitas com pequenos sons ou nomes sendo chamados, similar ao que ocorre em ICO. Os sons ambientes são bem agradáveis mas nada muito alarmante.

JOGABILIDADE

A jogabilidade do game é bastante simples e utiliza (A princípio ao menos) metade dos botões disponíveis em um Gamepad do X360. No game você possui opções de pulo, interação com o cenário/objetos, interação com os seus amigos e só. Nessa primeira 1h com o game não enfrentei nenhum momento de luta o que me leva a crer que o game é completamente puzzle/aventura .

O Cenário possui locais “mágicos” onde você conseguirá distorcer a realidade como dividir casas ao meio, criar escadas reais onde antes haviam apenas desenhos, manipular o cenário removendo casas de um lugar para o outro (Isso mesmo!) e até mesmo controlar um “Colosso” feito de casas! Tudo isso foi feito em apenas 1h de gameplay.

Eu realmente fiquei entusiasmado com o game devido a sua simplicidade, teor artístico e mecânica de puzzles. Inevitavelmente também não pude deixar de lembrar do Jogo Brasileiro Toren que está para ser lançado e parece ter uma concepção similar a de Papo & Yo.

Durante o gameplay também fiquei bastante intrigado com uma cena ao que aparentemente realmente “existiu” de Quico correndo na chuva. O Game parece mostrar o tempo inteiro coisas que Quico passou de uma maneira distorcida, bastante similar (como já dito) ao Alice Madness Return só que de maneira ainda mais profunda que o visto no jogo de Mcgee.

A Física do jogo é Ok mas poderia ser melhor principalmente na animação dos personagens que é relativamente “quadrada. Mas em nenhum momento chega a comprometer o gameplay e a qualidade do jogo.

CURIOSIDADES

A minha mãe, meus irmãos e irmãs com os quais sobrevivi ao monstro em meu pai

– Vander Caballero

Essa é a frase que aparece antes mesmo do game iniciar e eu fiquei bastante intrigado e pensativo sobre ela. Vander Caballero é o Diretor Criativo de Papo & Yo e a principal mente por trás do game. Vander criou  a franquia Army of Two e também Boogie. Além disso trabalhou em diversas franquias na EA como Need for Speed, Fifa e outros.

Mas o que Vander quis dizer com essa frase? Por que a frase está nomeada com o seu nome e não o de Quicojá que o jogo é relacionado aos maus tratos sofridos por Quico e sua família pelo seu pai? Seria Papo & Yo um jogo baseado no passado do Vander?

A Frase inicial do game aparentemente foi feita oferecendo o “Game” em homenagem aos familiares de Vander/Quico. Mas o por que disso? Talvez quando zerar eu descubra! ;D

PAPO & YO é uma grata surpresa para os PC-Gamers e principalmente para aqueles que gostam de jogos artísticos/puzzles. Quem curtiu Alice Madness Return, ICO, Heart of Darkness ou Prince of Persia 2008 poderá amar Papo & Yo. O Game tem bastante feeling e com certeza é uma excelente pedida para os Gamers!

_______________________________________________________________

As opiniões da coluna “PRIMEIRA VEZ” não condizem com a opinião final do jogo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s