Review: Locoroco – De Bossa Nova ao Rock!


INFORMAÇÕES

NOME COMPLETO: Loco Roco
PLATAFORMAS: PSP
DESENVOLVEDORA: Japan Studio
EDITORA: Sony Computer Entertainment
ANO DE LANÇAMENTO: 2006
GÊNERO: Plataforma / Puzzle
DOWNLOADPlaytation Network

Voltamos para mais um Review (Que já havia algum tempo que não publicava) desse jogo Musical/Aventura exclusivo de PSP. Locoroco é um jogo de Aventura onde você controla os Locorocos (Duh!) que são pequenas “bolinhas cantantes” onde o principal objetivo é comer Frutas para que eles se reproduzam e atingindo grandes proporções de tamanho.

NOTA: O vídeo não possui áudio devido limitações na captura do áudio do PSP
NOTA²: As imagens ilustrativas não refletem a qualidade do jogo na tela do portátil.

Melhor que o CD Infantil que seu filho ouve!

Tendo uma jogabilidade tão simples e um enredo bastante “raso”, O talvez maior ponto forte do game é a sua Trilha Sonora ESTONTEANTE. A trilha sonora de Loco Roco é baseada em um idioma fictício (Similar ao que ocorre com The Sims) criada por Kouno que com isso, tentou evitar que jogadores do Ocidente não assimilasse as músicas do game com as músicas japonesas. Kouno então criou uma lista de interessantes palavras em Katakana as alterando levemente para que elas soassem boas tanto para o publico japonês quanto para o Ocidental. Kouno criou as músicas então com alguns de seus preferidos estilos musicais entre eles Reggae, Soul, Funk, Rock e outros.

No jogo existem 6 Loco Rocos sendo 5 desbloqueaveis. Cada Loco Roco possui sua própria Trilha Sonora ALÉM das trilhas sonoras das fases que também são impecáveis. E é justamente ai que Loco Roco massacra qualquer música infantil como os (Blargh!) “Xuxa só para baixinhos” e Carrossel com a famigerada “Bailarina que não tem poooorra nenhuma” e etc. Segue abaixo a lista de todos os Loco Rocos disponíveis no jogo assim como suas respectivas OST.

Se você clicou nos links acima, ouviu cada música e tiver um mínimo de feeling musical saberá que essas músicas para as crianças são excelentes. A questão é que mesmo para os marmanjões (cof cof) as músicas poderão ficar na cabeça por um bom tempo. Além disso, a OST das Fases também são MUITO boas como essa do “Mundo do Gelo” que pode fazer qualquer mamute dormir em alguns minutos.

Algo que achei bastante curioso (e bom) é que a música tema do Loco Roco Preto é um Funk no estilo James Brown mas as batidas lembram bastante o Jazz/Blues tocados pela Banda Seatbelts. Para quem não conhece, essa fantástica banda fez toda a trilha sonora do Clássico Anime Old School Cowboy Bebop. A trilha sonora do Anime você confere aqui!

Gráficos Minimalistas e Coloridos!

Apesar das músicas serem o ponto forte do game (assim como a jogabilidade) os gráficos não deixam a desejar e oferecem algo um tanto “raro” no PSP que é a quase ausência de serrilhados. Os cenários do jogo são em 2D no entanto os loco Roco apesar de parecerem 2D, possuem uma física que me faz pensar se eles são 3D disfarçados de 2D.  Os cenários do game são bastante variados em um mesmo mundo, no entanto, na transição para outros mundos você nota que muitas coisas foram repetidas dos mundos anteriores mas com localizações diferentes. Efeito bastante comum em jogos Sand Box que é possível Criar o cenário. No entanto, haverá elementos no jogo que não fará a jogatina tão repetitiva.

Física aprimorada, aliada a excelente frame rate e mecânica fazem a jogabilidade “perfeita!

Em Loco Roco você irá utilizar apenas 3 botões para jogar. São eles o L e o R responsáveis por “Girar” o cenário. Caso o botão L já esteja pressionado, ao apertar 1x o botão R o Loco Roco irá pular. O mesmo acontece ao inverso se o Botão R estiver pressionado, ao apertar o L o Loco Roco também pulará. Além disso, será utilizado o “Circulo” que servirá para desfragmentar os Loco Roco em vários ou caso pressione o círculo, os juntará em um gigantesco Loco Roco.

No jogo, você contará com diversos obstáculos dos cenários mas todos bastante simples de se resolver e também os maléficos “Muja Kuja” que literalmente comem os Loco Roco.

Em cada cenário possuem 20 frutas para você comer que se transformará em 20 Loco Roco, no entanto, muitas dessas frutas estarão escondidas. Ainda haverá os Mui Mui que são amigos dos Loco Roco. Cada cenário contará com 3 Mui Mui que estarão escondidos em algum lugar e ao encontra-los, eles lhe fornecerão Itens para a “Casa Mui Mui”.

Alguns animais contidos nas fases (exceto os Muja Kuja) podem mastigar os Loco Roco os transformando geometricamente, podendo assumir formas cilíndricas dentre outras. Os Loco Roco somente voltam a sua forma original ao entrar em contato com a água.

A Física do game é assustadoramente boa para um PSP. Conforme ganha proporções, os Loco Roco ficam mais gelatinosos e isso tudo é demonstrado na tela como já disse antes sem serrilhados e com excelente física.

Loco Roco 2, Midnight Carnival e Cocorecho!

Com o sucesso do primeiro Loco Roco que vendeu cerca de 320 mil unidades (Não contabilizando vendas online), A Sony decidiu lançar Loco Roco 2 também para o PSP e futuramente Loco Roco Cocorecho para o PS3 que possui sistema aprimorado com a utilização do Sixaxis. Em 2009 também foi lançado um spinoff da série nomeado Midnight Carnival. Esse jogo trouxe uma nova função chamada “BOING” Onde os Loco Roco conseguem atingir grandes níveis de altitude com seus saltos caso você não os interrompa. Além disso, em Midnight Carnival o nível de dificuldade foi aumentado consideravelmente assim como a diminuição na “importância” de coletar as frutas e os Mui Mui.

FINAL SCORE

NOTA DO AUTOR: Loco Roco é definitivamente o jogo para o seu filho Pequeno. Possui boa jogabilidade e cenários criativos de maneira a incentivar a imaginação do seu pequeno. Também é um excelente jogo para se passar o tempo (Todas as idades).

________________________________________________________

As imagens ilustrativas não refletem a qualidade do jogo na tela do PSP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s