NDS: Guia de configuração do emulador DeSmume 0.9.9 + Vídeo


EMULADOR DESMUME

Faça download do DeSmume através do seu site oficial ou pelos links abaixo de acordo com o seu sistema operacional:

DeSmuME v0.9.9 Windows 32 bits (x86)
DeSmuME v0.9.9 (Mac)
DeSmuME v0.9.9 Windows 64 bits (x64)
DeSmuME v0.9.9 Windows 32 bit (non-SSE2 build)

NOTA: A versão (non-SSE2) é feita para quem roda Windows 32 bits e não possuem processadores com a instrução SSE2.
Feito o download, descompacte o emulador em uma pasta de sua preferência e execute o arquivo desmume_0.9.9.exe. No meu caso, a sua versão 64 bits.

VÍDEO TUTORIAL

Informações básicas sobre o emulador assim como teste de ROMs estão no Video Tutorial. O Post abaixo ficou “restrito” somente a quem já possui conhecimentos sobre o emulador e quer ver o que há de novo. Se você não entende inglês ou não conhece nada sobre emulação, recomendo que assita o vídeo a seguir.

OTIMIZAÇÃO + BIOS

CPU EMULATION MODE

A Grande novidade na versão 0.9.9 é o Modo de Emulação do CPU (Grifado em vermelho) onde ao habilitar a opção “Use Dynamic Recompiler e em block size colocar um elevado valor (máximo de 100) o emulador ganha um aumento de 0 a 50% de velocidade! A grande maioria dos jogos que antes rodaram lento somente com essa opção habilitada irá ganhar grandes aumentos de velocidade. No meu PC de testes com um Core i3 2100 + GTX 550ti + 4GB DDR3, o único jogo que deu slowdown foi o Zelda Spirit Tracks na intro do jogo, no entanto, com essa opção habilitada não houve mais nenhum slowdown.
Mas nem tudo são flores, com essa opção habilitada, a utilização da BIOS do NDS no emulador (Não obrigatória) não funciona corretamente além de alguns jogos também não funcionarem como é o caso do GTA Chinatown Wars.

BIOS EMULATION

Para fazer com que apareça a BIOS do Nintendo DS no emulador, é necessário utilizar utilizar os 3 arquivos que constituem a BIOS do Nintendo DS. São elas, NDS7.ROM, NDS9.ROM e Firmware.bin. Feito isso, na tela Emulation Settings exibida mais acima, é necessário habilitar as seguintes opções:
  • Use external BIOS Image
  • Emulate SWI with BIOS Image
  • Use external Firmware image
  • Boot from firmware (Like NDS)

Vale lembrar que é completamente OPCIONAL a utilização da BIOS no emulador

PLUGIN DE AUDIO

Deixe exatamente como na figura acima com exceção do Volume que fica á sua escolha.

PLUGIN DE VÍDEO

Por padrão, deixe exatamente como mostrado na imagem acima, no entanto, em alguns jogos pode ser necessário alterar a configuração do renderizador para OPENGL 3.2 pois em certos jogos como Pokémon Diamond, o Plugin OpenGL funciona melhor que o SoftRasterizer.

Caso for emular os jogos Zelda Phantom Hourglas e Spirit Tracks, na tela acima em Depth Comparisson Threshold coloque o valor 200 para corrigir os glitches nas sombras. Vale lembrar que essa opção Depth Threshold só funciona com o plugin SoftRasterizer.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O DeSmume funciona com ROMs compactadas no formato (*.zip) no entanto, alguns jogos podem não funcionar corretamente se compactado. Para maiores informações sobre o funcionamento do emulador, veja o vídeo tutorial.

O PC utilizado durante os testes possui as seguintes configurações:

CPU: Intel Core i3 2100 Sandy Bridge 3.10GHz
RAM: 4GB DDR3 1333MHz
GPU: 
EVGA GTX550ti 

20 Respostas para “NDS: Guia de configuração do emulador DeSmume 0.9.9 + Vídeo

  1. Muito bom cara, curti o tuto e as dicas. Mas diz ai…tem algum jeito de melhorar os gráficos? Tipo, pelo menos diminuir os serrilhados q aparecem nos gráficos. Usei alguns filtros q vem no emulador, mas n achei nenhum q ficasse legal. Alguma dica?

    • Não tem muita opção não cara… são só os filtros que já vem com o emulador mesmo. O problema de utilizar esses filtros é que eles aumentam a tela também então você não nota grandes mudanças… mas o DS é isso daí mesmo, um “PSX” em termos de gráficos.

  2. Muito bom o tutorial!! Porém, estou tendo problema para iniciar um jogo. Quando abro o jogo, não consigo ver nada (a tela continua a mesma, toda branca), consigo apenas ouvir o áudio do jogo. É alguma configuração que devo arrumar? Obrigado. Abraço!

  3. Olá amigo, mto bom tutorial, eu usava o 0.9.8 e até rodava bem, mais a maioria dos CGs ficava lento, depois que marquei aquela opçãozinha do CPU Emulation, tá rodando tudo perfeitinho *-*
    Gostaria de saber como faço para levar meus Save Games do 0.9.8 para o 0.9.9

  4. Eu (Felipe) dinovo…
    Bem, lembrei de uma coisa, ao jogar 5796 – Shin Megami Tensei – Devil Survivor 2 (U), as letras dos textos (conversas) são cortadas, penso ser algo a ver com a resolução, ou sei lá, nunca aconteceu com outros jogos, somente com esse mesmo, e ele não roda lento nem nada, porém não importe o que eu tente fazer, as letras sempre ficam do mesmo jeito, sabe como arrumar isso? ou não tem jeito??

    • You don’t need Bios or Firmwares to emulate DS on Desmume. Bios and Firmware Files is only required for see a real DS interface but it’s only cosmetic thing…

      The games (most important) the emulator run without bios.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s