Guia: Reparando erros dos jogos de PC


ÁREA GEEK

Os jogos estão apresentando diversos erros! E agora?

Algo muito comum (e infernal) para quem escolher o PC como uma plataforma Gamer é a “dificuldade” de se instalar alguns jogos e inúmeros erros de falta de dlls e outros. Muitos recorrem a sites de download de dlls mas não é o recomendado além de poder colocar a estabilidade e segurança do seu PC em risco.

Pensando nisso, decidi fazer um post especial com todos os programas necessários para se rodar a grande maioria dos jogos de PC! Muitos jogos não vem com o instalador necessário para o seu correto funcionamento, então se você está enfrentando problemas, esse é o seu post! No post, falarei de um PC recém formatado e com o sistema operacional Windows 8 Pro.

Atenção. Todos os links para download são redirecionados para o site do desenvolvedor para a sua maior segurança!

DIRECTX

É, por incrível que pareça, mesmo você comprando o seu Windows 8 o DirectX vem completamente desatualizado (Principalmente em relação às bibliotecas do DirectX9 (Necessária para muitos jogos) e ai já começa diversos erros como xinput, D3d9 e etc.

> Download DirectX Web Setup

Após fazer o download, execute o instalador. Ele fará download de arquivos do DirectX ausentes mas fique ligado! é necessário executar o instalador 2 vezes pois na primeira atualização ele não irá atualizar o DirectX completamente.

VISUAL C++ REDISTRIBUTABLE

O Visual C++ é essencial para os programas que são desenvolvidos na linguagem C++ (Maioria dos jogos) sendo assim, ele é tão importante quanto o DirectX. Mas antes de instala-lo, você precisa saber qual é a versão do seu sistema operacional, se é x86 (32 bits) ou x64 (64 bits). Para saber, basta apertar as teclas WIN + Pause Break.

Caso você tenha um sistema operacional de 64 bits, você também irá precisar instalar o Visual C++ x86, pois nem todos os programas são feitos em 64 bits (maioria). Caso você tenha um S.O 32 bits, basta fazer o download das versões x86.

> Visual C++ (x86) 2005
> Visual C++ (x86) 2005 SP1
Visual C++ (x64) 2005
Visual C++ (x86) 2008
Visual C++ (x86) 2008 SP1
Visual C++ (x64) 2008
Visual C++ (x86) 2010
Visual C++ (x86) 2010 SP1
Visual C++ (x64) 2010

NET FRAMEWORK

O Net Framework assim como o Visual C++ é necessário para a execução de muitos jogos.

> Net Framework 3.5
> Net Framework 4.0

OPEN AL

O Open AL é uma biblioteca bastante utilizada e grande parte dos jogos da Codemaster a utiliza.

> Open AL

GAMES FOR WINDOWS LIVE

Existe definitivamente uma infinidade de problemas recorrentes ao GFWL (Eu mesmo já experimentei alguns) e essa plataforma (?) é necessária para a execução de diversos jogos como os jogos da série Batman Arkham além de GTA IV e outros. Existe diversos instaladores na internet no entanto com informações divergentes. Para que todos os jogos funcionem corretamente (Testado em 2013) você vai precisar fazer download do GFWL mais atual, no entanto, é altamente necessário que não exista qualquer versão anterior instalada no computador ou ocorrerá erros.

> Games for Windows Live

DRIVERS DE VÍDEO

Com a chegada do Windows 7 e 8, a necessidade de drivers de audio, lan e chipset foi praticamente abolida, no entanto, ainda é necessário atualizar o driver da sua placa de vídeo já que o WDM do Windows não irá lhe fornecer tudo que o hardware promete. Sendo assim, você só precisa identificar qual o modelo da sua placa de vídeo assim como a fabricante, fazer o download e instalar!

> Drivers nVidia
> Drivers AMD ATI
> Drivers Intel

Espero que com esse pequeno guia a maioria dos seus problemas relacionados a dll sejam resolvidos.