FEZ: Pixels, idéias e inovação!


INFORMAÇÕES

NOME COMPLETO: FEZ
PLATAFORMAS: PC, MAC, X360
DESENVOLVEDORA: Polytron
EDITORA: Indie
ANO DE LANÇAMENTO: 2012/2013
GÊNERO: Plataforma / Puzzle
DOWNLOAD: Steam – R$16,99

Desenvolvido pela Polytron, FEZ é um game plataforma com foco na resolução de puzzle. O jogo traz uma jogabilidade bastante inovadora onde é possível rotacionar o cenário e descobrir itens e passagens que serão essenciais para a finalização do game. O game ainda conta com uma brincadeira muito bem humorada da Polytron que simula um problema no seu computador (Ver vídeo).

SIMPLICIDADE  NO ENREDO

O Game possui um enredo bastante simples e que é contado de maneira bastante vaga. Você assume o papel de Gomez, um (gasparzinho ou filho do boneco da Michelin) habitante que vive em um vilarejo/torre e que em um certo dia, é convocado pelo Big Boss (Literalmente por que o cara tem um tapa olho!) da Vila dizendo que ele irá para uma missão. Após alguns acontecimentos iniciais, Gomez acorda em sua casa como se tudo fosse um sonho só que logo ao acordar lhe é dito que não foi meramente um sonho…

Gomez agora precisa reunir os fragmentos do “Cubo Mágico” (lol) para que o mundo seja reequilibrado.

GRÁFICOS OLDSCHOOL COM UM TOQUE ARTÍSTICO

Algo que me impressiona nos jogos Indies que estão sendo lançados é que eles sempre dão muita ênfase em algum aspecto do game, seja na trilha sonora, enredo, jogabilidade ou design. E é exatamente isso que ocorre com FEZ. Lançado em 2012 para X360 e recentemente para PC, FEZ traz gráficos pixelizados com “toques” 3D e de design similar ao que ocorre em Sword & Sworcery.

Quando o cenário dá um “zoom out”, os gráficos do game impressionam consideravelmente, principalmente no momento da rotação. do cenário. Graficamente o game também lembra bastante os jogos da série Cladun (Exclusivo PSP) e também a colorização de jogos da série Zelda como o Minish Cap.

SONORIZAÇÃO OLDSCHOOL

O game possui uma sonorização que mescla uma trilha sonora de qualidade (Apesar de simples) com sons de dialogo e de ação que nos remetem aos jogos da era 8 bits. A trilha sonora também me fez lembrar de algumas músicas do Pink Floyd em algumas partes, que tem alguns toques psicodélicos similares aos instrumentais de Breathe do Álbum Dark Side of the Moon.

JOGABILIDADE INOVADORA

Pode ser que para alguns de vocês a jogabilidade não seja tão inovadora, (Algo na jogabilidade me lembra de Bastion apesar de não ser parecida) mas eu pelo menos não me recordo de um game plataforma onde há a possibilidade de rotacionar o cenário para entrar em casas e avançar no game…

Gomez ainda possui habilidades dignas de Prince onde ele consegue escalar paredes, fazer grandes saltos pular de parapeitos além de outras peripécias. Algo que eu achei bastante interessante é que algumas localidades só são acessíveis se rotacionar o cenário. Por exemplo, você pode entrar em uma casa e não ter nada para se interagir mas ao rotacionar o cenário, você percebe que existe uma porta (Oculta devido o ângulo da câmera) A princípio pode parecer estranho mas é bastante simples na hora do “Vamos ver”.

Os controles do game são bastante simples onde consiste em pular e interagir além dos botões para rotação do cenário. No controle de Gomez (personagem principal do Game)

 MINHA OPINIÃO: FEZ é um game bastante interessante e eu diria que viciante devido a sua boa jogabilidade assim como Stealth bastard. Por algum motivo minha namorada achou o game demoníaco mas na verdade o game é indicado para todas as idades.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s