Elder of Scroll Online: A Vida será ditada por escolhas!


ELDER OF SCROLLS ONLINE

 

Esse artigo publicado no site Elder Scrolls Off the Record e fala um pouco sobre a famosa santíssima trindade dos MMORPGS: Tank, Healer e DPS. Novamente, traduzido à gosto por mim.

Link para a matéria original: Life in Elder Scrolls Online Will Be About Choices

Uma coisa me preocupou muito semana passada. Eu sei que ainda é um pouco cedo para ficar muito preocupado com algum aspecto do jogo, mas na matéria recente Inside ESO Dungeons, que apareceu no site oficial, eles falam sobre os papéis de tanks, healers e DPS. Eu estou muito ansioso para esse game, e rezo para que seja alguma coisa completamente diferente do que estamos acostumados em MMOs e seja realmente uma versão online de Skyrim. Mas ver que voltamos à “trindade” me deixa um pouco preocupado.

Uma das razões que me fizeram ficar longe dos MMOs por um tempo é que somos forçados a exercer certos papéis, e se você não fizer o papel exatamente como deve, você está fazendo errado. Eu jogo para me divertir, não para ter um segundo emprego. Não quero ficar preso ao papel de healer, por exemplo, e então perceber que 50 levels depois eu realmente queria ser DPS. Em MMOs anteriores, você geralmente teria que voltar a “Terra dos Alts”.

Mas é aí que vem a esperança em ESO. A “trindade” ainda está lá, se os jogadores optarem por isso, mas como o post do site oficial diz, você pode mudar seu papel no meio da luta para se adaptar à necessidade da situação, naquela dungeon. Eu posso começar como um assassino de arco e flecha dando porrada à distância, mas eu posso saber uma coisa ou outra das artes da cura. Então enquanto estou jogando, quando é possível ou quando estou esperando para alguma skill recuperar o tempo de reuso, se o healer “oficial” for derrubado, eu posso salvar o dia trocando rapidamente para minha spec de healer e manter o resto da party viva. Sou a favor disso.

Sendo assim, não sou forçado a afundar com o navio sem poder fazer nada quando o healer morre, por exemplo. Eu posso na verdade tomar iniciativa e reagir ao que está acontecendo na minha frente. Minha experiência anterior com MMOs mostrou que quando o healer morre, corre negads! Somos forçados a fugir ou a tentar matar tudo antes que todos morram. Agora, mesmo que as coisas não estejam indo muito bem em uma dungeon, teremos a possibilidade de alterar a estratégia em tempo-real, que pode se tornar não apenas uma melhor solução para aquela situação, como também abrir a possibilidade de um novo estilo de jogo que não havíamos pensado.

A Zenimax está cumprindo com a promessa de um jogo Elder Scrolls que você pode jogar com seus amigos, o que deve significar um jogo que você pode jogar da maneira que quiser.

Opinião

Depois de tanto tempo de MMOs, com sei lá quantos de sucesso já lançados, World of Warcraft ainda é a benchmark do mundo MMOístico, e sendo assim, o seu modelo de sucesso que é muito voltado à “trindade” é o que todos os novos MMOs tentam escapar.
Eu acho que os jogadores se acostumaram tanto à assumir esses papéis que acaba sendo normal. Antes de criar o personagem você pensa: “Bom, vou ser healer, tank ou dps?”. Eu particularmente não me importo muito em assumir um papel, desde que seja bom nele, ainda fico um pouco com pé atrás dessa ideia de poder fazer tudo.
Quando crio um personagem tento focar ao máximo em uma coisa e ser bom naquilo, se for ser healer, vou ser um healer foda, que cura todo mundo em qualquer situação. Pensando em ESO, você vai desenvolver suas habilidades conforme o que você usa, então se você usar muito healing, suas habilidades de healing vão upar ao máximo e você vai ser um bom healer. Agora, se você quiser ser um DPS e também um healer você vai dedicar uma porcentagem do seu tempo usando skills de heal e outras de DPS, por consequência vai upar essas skills por essa porcentagem.
É claro que a ideia de poder mudar sua spec no meio da dungeon e, como disseram, salvar o dia, é excelente. Mas também acho que é importante cada um saber o seu papel. Eu não imagino matar um boss sem saber exatamente quem vai curar, quem vai levar porrada e quem vai dar porrada. Mesmo que todos possam fazer tudo, alguns vão ser melhores em certos papéis do que outros.
E vocês? O que acham? Gostam de qual modelo?
Fala aí!

 ELDER SCROLLS ONLINE BR

Uma resposta para “Elder of Scroll Online: A Vida será ditada por escolhas!

  1. A idéia dos Elder Scrolls sempre foi dar liberdade ao jogador, nesse caso, vai cair bem esse modelo de poder focar em qualquer área.
    Porém acho que nesse sentido, o caminho parece diferente do Skyrim. Skyrim, muito bem tu pode evoluir o equivalente ao DPS e usar magias de cura sem um cajado, tu não tem classe nesse sentido. No ESO, pelo que me pareceu na notícia, parece haver uma estrutura de classes,embora ainda ofereça mais liberdade que em outros jogos do gênero, as classes estão ali.

Deixe uma resposta

