Mods: Quando passa de uma simples customização a algo muito maior


Muitos jogos vem com editores que permitem customizar, adicionar elementos a um jogo, ou mesmo criar um novo jogo com a engine do mesmo. Isso não é coisa da geração atual: no início da década de 1990, pegando por exemplo o Prince of Persia, havia editores criados por fãs para modificar as fases do jogo.
Com o Doom, foi um ponto alto da comunidade modder: há muita coisa de mods, desde mapas inspirados nos Simpons, até jogos inteiros amadores que utilizavam a engine do Doom. Mais recente, tem-se Neverwinter Nights que teve como um dos pontos fortes comerciais o Aurora Toolset, que permitia facilmente, com uma IDE bastante poderosa, criar um jogo sem necessidade de programar (mas pondendo programar e criar jogos ainda mais elaborados), apenas no estilo “arrastar-e-soltar”, tendo muitos excelentes mods criados, desde inspirações em Final Fantasy a jogos de aventura (saindo do universo dos RPGs).
Outra série de jogos que a maioria dos lançamentos vem já com editores é a Elder Scrolls, que desde o Morrowind (terceiro jogo da série principal) tem versões lançadas com editores.
Em um mar de criações sempre vamos ter as boas e as medíocres. Porém temos algumas que se sobressaem. Vamos ver algumas criações famosas:

Final Doom


Na metada de década de 1990 ocorreu algo diferente: a ID Software gostou tanto de alguns mapas criados, que resolveu lançar comercialmente uma coleção destes mapas. Surgiu o Final Doom, que tinha 2 episódios: The Plutonia Experiment e TNT Evilution, ambos criados por 2 grupos diferentes que criavam e trocavam mapas pela internet.

Site: http://www.idsoftware.com/games/doom/doom-final/

Classic Doom 3


Recriação do episódio shareware do primeiro Doom. Sinceramente, talvez pelo fator nostalgia, me diverti mais com esse mod que com o Doom 3. Toda trilha sonora épica do jogo estava ali, remixada.
Maior parte dos locais fielmente recriados com a engine do Doom 3. Deixo 2 vídeos, um de eu jogando a primeira fase do mod, e outro jogando a mesma fase no jogo original. Vale reparar na fidelidade da recriação (e não reparem na minha “ruindade” jogando):


Infelizmente o mod não é compatível com a versão BFG do Doom 3. Mas com a liberação do código da BFG, é provável que surja uma conversão em algum momento.
Site: http://www.desura.com/mods/classic-doom-3

Counter Strike (CS)


Esse foi o maior sucesso comercial que um mod já teve. Até hoje tem muitas pessoas que ainda jogam (eu mesmo de vez em quando). Nasceu como um mod do Half-Life voltado ao jogo Multiplayer, até que a Valve se interessou e acabou sendo lançado como um produto independente.
Site: http://store.steampowered.com/app/10/

Ultima V Lazarus


Remake do clássico RPG utilizando a engine do Dungeon Siege. Com uma ótima engine, Dungeon Siege porém, não utilizava todo poder da mesma, sendo na minha opinião um RPG medíocre.
Ultima V Lazarus foi um mod tão profissional, onde inclusive desenvolvedores de jogos, fãs da série Ultima (uma das precursoras e maior influenciadora dos RPGs que temos hoje), participaram do projeto.
A recriação de um mundo único, o detalhamento de cada personagem, ciclo com dia e noite, com rotina de vida para os personagens (Ultima foi o jogo pioneiro nisso), personagens precisarem se alimentar para não morrerem, viagem de navio foram algumas adições feitas no jogo (o por que de Dungeon Siege ser tão genérico não dá para entender). Em termos de música, boa parte das músicas da trilha sonora dos Ultima foram remixadas e usadas no Lazarus, bem como algumas músicas novas recriadas. Enfim, Dungeon Siege era um jogo comum, Ultima V Lazarus conseguiu recriar todo universo e ambientação da série Ultima, sendo muito mais recomendado que o Dungeon Siege: um mod não comercial, feito por fãs, que foi muito superior ao jogo original, onde a atenção aos mínimos detalhes fez toda a diferença.

Acima imagem da versão original, abaixo imagens do mod
Site: http://www.u5lazarus.com/

Ultima VI Project


Ultima VI Project é o remake de Ultima VI – The False Prophet, também através do Dungeon Siege. Aqui há mais adições de elementos ao jogo, como melhoria significativa no diário da jornada. Porém o jogo sofre um pouco com algumas quedas de FPS, provavelmente causado pelo atingimento do limite possível da engine.

Acima imagem da versão original, abaixo imagens do mod
Site: http://u6project.com/

Nehrim – At Fate’s Edge


Criação de um grupo alemão, Nehrim é um outro jogo que utiliza a engine do Oblivion, contém uma narrativa forte original e melhorias gráficas em comparação ao Oblivion.

Site: http://www.nehrim.de/

Esses foram alguns exemplos. Há muito mod bom por aí, bem como muita coisa ruim também. Então, conhecem outros? Postem!

Uma resposta para “Mods: Quando passa de uma simples customização a algo muito maior

Deixe um comentário